Explosão em fábrica química causa incêndio e evacuações no interior de SP

Compartilhe

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de produtos químicos na Vila Industrial, em Sertãozinho (SP), na tarde de sexta-feira (11). O incidente foi causado por uma explosão em um caminhão com produtos químicos, segundo o Corpo de Bombeiros. A explosão gerou uma densa fumaça tóxica, o que obrigou a evacuação de cerca de 50 casas e o isolamento de seis quarteirões ao redor da área afetada.

De acordo com a Prefeitura de Sertãozinho, 30 pessoas precisaram de atendimento médico, sendo que quatro estão em estado grave. As vítimas, incluindo crianças, sofreram queimaduras e inalaram a fumaça tóxica. Elas foram encaminhadas para a Santa Casa e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, bem como para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

A área em torno da fábrica foi completamente isolada devido ao risco de intoxicação, e moradores relatam que ouviram uma forte explosão antes do início das chamas. O capitão Fernando Roberto, do Corpo de Bombeiros, afirmou que as residências próximas ao local do incêndio podem ter sofrido abalos estruturais, o que será analisado posteriormente. Até o momento, 38 dos 80 moradores que tiveram suas casas evacuadas continuam fora de suas residências.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foram mobilizadas para combater o fogo e lidar com o vazamento de substâncias químicas, possivelmente clorito de sódio. A fábrica estava com a documentação regularizada e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em dia, segundo a prefeitura.

Compartilhe