Festara reúne contação de histórias, música e teatro na Lagoa do Miguelão

Palco das atrações deste feriado é no espaço aberto localizado na avenida Dois de Dezembro; todas as apresentações são gratuitas.
Compartilhe

O Festara (Festival de Teatro de Araçatuba e Região) prossegue neste sábado, feriado de 12 de outubro, com cinco atrações na Lagoa do Miguelão, localizada na avenida Dois de Dezembro, Parque Aeroporto. Estão previstas apresentações de contação de histórias, música e teatro, a partir das 15h. Todas as atividades são gratuitas.

Espetáculo "Baquetinhá" é uma das atrações do Festara, neste feriado, na Lagoa do Miguelão

O Festara teve início nessa sexta-feira (11), com a peça “Nasci pra ser Dercy”, comédia estrelada pela atriz Grace Gianoukas, na Associação Cultural Nipo-Brasileira, com casa lotada. A peça homenageia a lendária Dercy Gonçalves, humorista, atriz, autora, diretora teatral, produtora teatral e cantora brasileira, que faleceu em 2008, prestes a completar 101 anos de idade.

Mediação de Leitura

A primeira atração deste sábado é a mediação de leitura “Entre Folhas, Ramos e Histórias”, com a Cia. Koi, às 15h. A atividade convida o público a uma experiência lúdica em contato com livros ilustrados e histórias que abordam a natureza e sua sabedoria.

As narrativas acontecem em um espaço temático, à sombra de uma árvore, em rodas de leitura e narrativas apresentadas com o Kamishibai (antiga arte japonesa de se contar histórias com ilustrações), onde as imagens abrem caminhos criativos junto à literatura.

Contação de Histórias

A multiartista Flávia Wolffowitz apresenta CONTOS D’ORÉ, um compilado de histórias que traz um pouco dos contos e histórias dos povos originários, a partir das 17h.

A apresentação é uma forma de fazer os pequenos entenderem e respeitarem o passado, as histórias e a nossa terra, demonstrando a importância da preservação do meio ambiente. Para isso utiliza da oralidade, de instrumentos, narrando de forma interativa.

Festejo cênico e musical

Outra atração deste feriado é “Baquetinhá”, do Grupo Baquetá, a partir das 18h. A apresentação é um festejo cênico e musical que passeia por diferentes histórias e musicalidades afro-brasileiras, africanas e indígenas.

Em uma grande brincadeira com a criança, o grupo mostra desde a manifestação cultural “Congada da Lapa”, típica do Paraná, até o Fandango do Litoral, dança típica do litoral paranaense.

Teatro

A Cia. Kirela Teatral apresenta, às 19h, a peça “Coisas Nossas”, com os personagens Clementina e Quirino, que levam ao público elementos tradicionais da cultura caipira, embalados pelas composições de artistas como Pena Branca e Xavantinho, Almir Sater e Renato Teixeira.

A montagem possui cenário e figurino que remetem ao chão de terra, à simplicidade e ao aconchego. O quintal iluminado por um lampião e as mãos calejadas, que trabalham e sobrevivem do que o solo produz, contam uma história rica em sonhos do nosso interior sertanejo e caipira.

Música

O músico Rico Dalasam apresenta, às 20h, o espetáculo “Escuro Brilhante, Último Dia no Orfanato Tia Guga”, no qual mostra as músicas de seu novo álbum, que dá nome ao show.

O músico também relembra as faixas que se fazem presentes em sua carreira, como “Braile”, “30 Semanas” e “Guia de um Amor Cego”.

Festara segue até 20 de outubro

O Festara segue até o dia 20 de outubro, com mais de 50 atrações gratuitas em diferentes pontos da cidade. Nos dez dias de evento, a organização espera um público de 17 mil pessoas.

O Festara contempla diferentes gêneros, do infantil ao drama, passando por musical, contação de histórias, autobiografia e intervenção literária.

O público poderá assistir aos espetáculos em 20 diferentes espaços, como a Associação Cultural Nipo-Brasileira, Teatro Castro Alves, Praça Getúlio Vargas, Praça do Pinheiros e Praça do Jussara, Calçadão, Lagoa do Miguelão e Casa de Cultura Adelino Brandão, dentre outros.

A Associata (Associação dos Artistas Teatrais de Araçatuba e Região), organizadora do Festara, também irá realizar pontos de encontro com artistas locais, em sua sede, na Rua XV de Novembro, durante os dez dias do festival.

Programação completa

A programação completa do Festara pode ser conferida no Instagram @festarafestival e também na página do festival no Facebook.

O evento é organizado pela Associata, em parceria com o Sesc Birigui, Prefeitura de Araçatuba, Secretaria Municipal de Cultura e Proac (Programa de Ação Cultural de São Paulo), do governo do Estado.





Compartilhe