Com o risco de tempestade desta sexta-feira (18) até domingo (20), com a possibilidade de ventos de mais de 60 km/h na região de Araçatuba e em outras localidades do Estado de São Paulo, a população precisa se proteger. Medidas simples, como desligar os aparelhos eletrônicos durante o temporal, ajudam a evitar grandes transtornos. Confira abaixo dicas de segurança.
O alerta de temporais foi emitido pela Defesa Civil de São Paulo e também pelo InMet (Instituto Nacional de Meterorologia). A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O InMet orienta a população a tomar alguns cuidados, como não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas. Outra dica é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Por causa do risco de tempestade, a CPFL Paulista enviou e-mail aos seus clientes com algumas dicas de segurança. Uma delas orienta a população a ficar longe de janelas e a evitar utilizar aparelhos elétricos conectados durante o temporal. Confira mais dicas abaixo.
Tempestade Chegando
Desligue seus aparelhos eletrônicos da tomada em caso de raios e tempestades.
Ventos Fortes
Evite ficar perto de árvores, postes ou fios de eletricidade durante ventos fortes.
Em Casa
Fique longe de janelas e evite utilizar aparelhos elétricos conectados durante a tempestade
Enxurradas
Nunca tente atravessar uma enxurrada a pé ou com veículos. A força da água pode ser perigosa
Emergência
Em caso de emergências elétricas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.