Mais de 13 mil famílias na região podem aderir à Tarifa Social de energia

CPFL Paulista destaca que divergências cadastrais impedem parte das famílias de baixa renda de receber até 65% de desconto na conta de luz.
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Mais de 20,3 mil clientes da CPFL Paulista já recebem os benefícios da Tarifa Social de energia elétrica, que oferece descontos de até 65% para consumidores de baixa renda. No entanto, segundo a concessionária, outras 13,4 mil famílias atendidas na região de Araçatuba são elegíveis ao benefício, mas ainda não foram incluídas no programa.

Pessoa desligando uma lâmpada Pessoa desligando uma lâmpada
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A adesão à Tarifa Social é automática, realizada por meio do cruzamento dos dados dos clientes da CPFL com os registros do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. No entanto, inconsistências cadastrais — como divergências no nome ou endereço — podem inviabilizar a inclusão imediata.

“Pode acontecer de o nome estar escrito de forma diferente nas duas plataformas, ou o endereço registrado no sistema da CPFL não coincidir com o do CadÚnico. Isso impede que o cliente receba automaticamente o desconto”, explica Gustavo Uemura, diretor comercial da CPFL Energia.

Para ampliar a cobertura do programa, a CPFL Paulista realiza campanhas nas redes sociais, canais de atendimento e e-mails, informando sobre os critérios da Tarifa Social e orientando os clientes sobre como regularizar seus cadastros. “Esse desconto pode fazer uma diferença significativa no orçamento das famílias, por isso trabalhamos ativamente para garantir que todos os que têm direito ao benefício possam recebê-lo”, acrescenta Uemura.

Confira os números de clientes cadastrados da Tarifa Social nas cidades atendidas pela CPFL Paulista na região de Araçatuba (dados de junho de 2024):  


Cidades
Total CadastradoPotencial
Araçatuba6.940 12.429 
Birigui4.191 6.095 
Penápolis2.527 4.149 
Guararapes1.405 2.210 
Avanhandava1.022 1.620 
Barbosa499 873 
Santo Antônio do Aracanguá376 862 
Braúna371 621 
Luiziânia320 613 
Clementina298 592 
Coroados394 544 
Glicério357 511 
Bilac272 449 
Santópolis do Aguapeí259 413 
Piacatu291 385 
Alto Alegre225 384 
Brejo Alegre204 355 
Rubiácea184 296 
Bento de Abreu120 227 
Gabriel Monteiro106 161 


REGIONAL
Total CadastradoPotencial
20.361 33.789 

Quem tem direito à Tarifa Social   

São elegíveis ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que atendam aos seguintes critérios: 

  • Renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;   
  • Família que tenha entre seus integrantes portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) e necessite fazer tratamento, procedimento médico ou terapêutico com uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de energia elétrica;   
  • Família indígena ou quilombola;   
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos artigos 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.  

Descontos

Os descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica variam de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo: 

Consumo mensal de energiadesconto 
De 0 a 30 kWh65% 
De 31 kWh a 100 kWh40% 
De 101 kWh a 220 kWh10% 
A partir de 221 kWhSem benefício 

Para as famílias indígenas e quilombolas que cumpram os requisitos, a faixa inicial de consumo é maior e o desconto pode chegar a 100%:  

Consumo mensal de energiadesconto 
De 0 a 50 kWh100% 
De 51 kWh a 100 kWh40% 
De 101 kWh a 220 kWh10% 
A partir de 221 kWhSem benefício 

Como se cadastrar

Para se cadastrar no CadÚnico ou para atualizar dados cadastrais, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.  

Uma vez inscrito no CadÚnico e caso atenda aos critérios, a CPFL faz a adesão automática do cliente na Tarifa Social e ele passa a receber as contas com o desconto. Mas vale reforçar: é fundamental que as informações do CadÚnico sejam idênticas às da base de dados da companhia. Isso inclui nome completo (sem erros ou abreviações) e números de documentos como CPF, RG e NIS, além do endereço.   

Portanto, se o cliente está inscrito no CadÚnico ou recebe o Benefício de Prestação Continuada (BCP) e ainda não usufrui do benefício da Tarifa Social, o primeiro passo é conferir se os seus dados no sistema do governo são os mesmos informados na conta de energia.  Caso contrário, ele deve atualizar ou alterar as informações em um ou ambos os sistemas, conforme a situação.  

No caso de dúvidas sobre a Tarifa Social, os clientes podem entrar em contato com a CPFL Paulista pelo telefone 0800 010 1010 ou consultar o App CPFL Energia e site, que traz várias informações disponíveis sobre o benefício: https://www.cpfl.com.br/tarifa-social-de-energia-eletrica. Na plataforma, basta o cliente acessar o caminho a seguir: Mais serviços > Meu Cadastro > Cadastro de Baixa Renda, e selecionar qual programa do governo está cadastrado. 

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