O Grupo GreenYellow, companhia francesa especializada em transição energética, está investindo mais de R$ 16 milhões na implantação de uma Usina Solar Fotovoltaica em Birigui (SP).
A unidade está sendo equipada com 4.928 painéis solares e terá potência de 3,39 MW, com capacidade anual de geração de 6,715 GWh.
O volume é suficiente para abastecer um município de 12 mil habitantes e possibilitar a redução da emissão de mais de 220 toneladas de CO2 na atmosfera.
A representante de Relações Corporativas da GreenYellow, Silvia Boccia, esteve em Birigui nesaa quarta-feira, 23 de outubro,e visitou o local onde a usina está sendo instalada, juntamente com o prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) e o secretário municipal de Governo, Carlos Farias.
O empreendimento está localizado na estrada vicinal Antônio Mestriner, que liga Birigui ao municípçio de Clementina (SP). A operação deve ter início nos primeiros meses de 2025.
Transição Energética
Conforme Farias, o investimento faz parte de um plano de ação do município para atrair projetos que tenham como meta a produção de energia limpa em Birigui, visando a transição energética, cujo objetivo é reduzir a utilização de combustíveis fósseis e aumentar o uso de fontes renováveis de energia.
Nestes sentido, o município possui um Termo de Cooperação com o Gepea (Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP), para a criação de um projeto de transição e planejamento de recursos energéticos.