Em vídeo feito para a sua rede social, o prefeito de Guararapes, Alex Arruda (MDB), faz uma revelação alarmante sobre a situação atual do complexo de três represas da cidade, mostrando que o nível da água, que é captada do córrego Frutal, está praticamente seco.
Arruda lembrou que as torneiras das casas só não secaram ainda, porque o sistema de abastecimento da Prefeitura possui um poço profundo e alguns reservatórios espalhados em bairros.
Em épocas de abastecimento normal, a represa municipal atende a 60% da demanda de água tratada do município, ficando o restante (40%) para o poço profundo.
Agora, a estiagem que já dura 191 dias (mais de seis meses sem chuva significativa), afeta diretamente o nível do córrego Frutal e, consequentemente, o da represa municipal.
Em razão disto, a Estação de Tratamento de Água (ETA) está tendo que atender quase toda a demanda da população por meio do poço profundo, sobrecarregando a sua capacidade, informou o chefe da ETA, João Natali.
DESPERDÍCIO EXAGERADO
Estudo divulgado em 2021 pelo Departamento de Água do Município mostra que Guararapes é uma das cidades que mais desperdiçam água no Brasil. Os seus 33 mil habitantes consomem diariamente 10 milhões de litros de água tratada, o que dá uma média superior a 300 litros por pessoa.
O volume é praticamente o dobro do consumo nacional (154 litros) e quase três vezes a quantidade considerada necessária pela ONU (Organização das Nações Unidas), que é 110 litros por dia.
Em seu vídeo publicado na rede social nesta semana, o prefeito Alex Arruda alerta para a necessidade de economizar água, para que sejam evitadas medidas de contenção, como racionamento e rodízio, que estão sendo tomadas por outras prefeituras da região.