Zanatta propõe mudança no horário da sessão que dará posse ao prefeito e vereadores

Proposta é que a primeira sessão do ano de 2025 seja realizada às 16h, e não às 10h, como prevê a legislação atual; matéria será votada na próxima terça-feira (29).
Compartilhe

O vereador Lucas Zanatta (PL), prefeito eleito de Araçatuba (SP) com 36.005 votos nas eleições de 2024, propõe a mudança do horário da primeira sessão da Câmara Municipal de 2025, quando ele e os 15 vereadores eleitos para a próxima legislatura tomarão posse. A proposta é que a sessão seja realizada às 16h do dia 1º de janeiro, e não às 10h, como prevê a legislação atual.

O prefeito eleito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL) - Foto: Angelo Cardoso/Câmara de Araçatuba

Por ser uma emenda à Lei Orgânica do Município, a matéria terá que ser votada em dois turnos. O primeiro, em regime de urgência, será na próxima sessão ordinária, prevista para a terça-feira (29), excepcionalmente, devido ao ponto facultativo do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

Para passar, a matéria precisa ser aprovada por 2/3 da Câmara, ou seja, por 10 dos 15 vereadores.

A sessão que dá posse ao prefeito e vereadores é chamada, tecnicamente, de “sessão de instalação da Câmara Municipal de Araçatuba”. Ela é presidida pelo vereador mais votado, portanto, será conduzida pelo publicitário João Pedro Pugina, que obteve o primeiro lugar na votação dentre os 15 eleitos, com 5.530 votos.

A mudança do horário proposta por Zanatta objetiva, segundo ele, garantir maior participar da população.

“O início do ano é um período de celebrações e descanso para muitas pessoas. Realizar a posse às 16h permite que os cidadãos, autoridades e convidados tenham mais tempo para se organizar, recuperando-se das festividades de Ano Novo. Isso aumenta a possibilidade de comparecimento e a adesão ao evento”, justificou.

Compartilhe