Concluído novo terminal urbano de Araçatuba; inauguração deve ocorrer até dezembro

Compartilhe

Com um investimento de R$ 4.867.395,99, financiados pela Agência Desenvolve São Paulo, o município de Araçatuba concluiu a obra do novo terminal urbano, erguido no antigo Campo do Ferrinho, na Rua Rosa Cury, esquina com a Silva Manoel, bairro São Joaquim, ao lado do Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce.

Novo terminal fica na Rua Rosa Cury, ao lado do pronto-socorro municipal - Foto: Alessandra Nogueira

A data da inauguração ainda não foi marcada, mas a abertura do novo espaço deve ocorrer antes do fim de 2024. Antes, porém, estão sendo feitos os últimos ajustes pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em relação a fluxo de veículos e a avaliação da necessidade de instalação de lombadas. Além disso, o local ainda está recebendo piso tátil.

O projeto arquitetônico é do arquiteto Emílio Ruas Rodrigues e foi custeado pela empresa Havan. A obra teve início em agosto do ano passado, apos a assinatura da ordem do serviço, e levou pouco mais de 12 meses para a conclusão.

Novo terminal foi erguido no antigo Campo do Ferrinho; obra levou pouco mais de 12 meses – Foto: Alessandra Nogueira

A estrutura do novo terminal inclui banheiros masculino e feminino, inclusive em versões PCD (para pessoas com deficiência), fraldário, hall, depósito de material de limpeza, copa, sala de gerência, quiosque de alimentação bilheteria, plataforma e oito boxes. O espaço também contará com carregadores de celular e bancos, com acessibilidade e energia fotovoltaica.

O local terá, ainda, um posto fixo para a Guarda Municipal e acessos facilitados para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Em volta do terminal ainda está foi instalado um gradil para impedir o acesso de pessoas que não estejam esperando ônibus. Este sistema também impede a circulação de passageiros na pista de entrada, saída e manobra dos veículos.

Segundo a Prefeitura, o projeto arquitetônico privilegia a proteção para os dias de chuva e a boa circulação de ar.

Obra custou pouco mais de R$ 4,8 milhões; projeto arquitetônico é do arquiteto Emílio Ruas – Foto: Alessandra Nogueira

Atual terminal foi construído na década de 2000

O atual terminal, que fica na Vila Ferroviária, foi construído na década de 2000, na gestão do então prefeito Jorge Maluly Netto, falecido dm 2012, e ganhou o nome do delegado de polícia aposentado e ex-vereador Nelson Reis Alves (in memoriam). O nome será mantido na nova estrutura.

Na época, sua instalação causou polêmica entre a comunidade, pois uma parcela defendia que a Vila Ferroviária deveria ser preservada como patrimônio histórico.

A estrutura atual não oferece banheiros adequados e, quando chove, os usuários ficam desprotegidos do vento e da própria chuva. Com o novo terminal, o antigo será desativado. A ideia é retirar a estrutura do local, já que perderá a sua finalidade.

Compartilhe