O prefeito eleito de Araçatuba, vereador Lucas Zanatta (PL), que iniciou a transição de governo com o atual gestor, Dilador Borges (PSDB), está em processo de escolha de seu secretariado. Algumas pastas devem ser unidas a outras, como ele disse durante sua campanha política. Dentre elas estão a Comunicação, que deve se juntar, provavelmente, à Secretaria de Governo; e a Participação Cidadã, que deve se unir à Assistência Social. O Turismo deve ser outra área que deixará de ter uma secretaria específica e pode se tornar uma diretoria na pasta de Desenvolvimento Econômico.
Nomes
Não tem sido fácil a escolha dos nomes do secretariado. Primeiro, porque, muitos potenciais secretários municipais, com competência e conhecimento para o cargo, vêm declinando do convite, apesar de terem apoiado Zanatta e confiarem em seu trabalho. O motivo da recusa é porque, ou não querem se envolver diretamente com política, ou porque não se adaptariam à gestão pública, que é bem mais morosa do que a privada.
“Oferecidos”
De outro lado, há aqueles que querem um cargo a todo custo, mesmo tendo apoiado outros candidatos na eleição de 2024 e, muitas vezes, nem demonstrando a competência exigida para a função pública. O resultado é que o pessoal ligado ao prefeito tem exercitado o traquejo e o jogo de cintura para, educadamente, descartar este ou aquele nome.
Membros da Transição
Nem todos os nomes que integram a equipe de transição de Zanatta devem ficar no governo, a partir de 1º de janeiro. Mas, alguns, provalmente, vão permanecer. É o caso do advogado Arthur Bezerra Souza Júnior, que deve assumir a Secretaria de Assuntos Jurídicos, e o do médico Daniel Ferreira, que deverá tocar a Saúde.
Esporte
O nome da ex-secretária municipal de Esportes do governo Cido Sério, a ex-atleta Cláudia Crepaldi, foi ventilado como possível cotado para o cargo na gestão de Zanatta. Apesar disso, não há qualquer confirmação, pelo contrário. Há quem diga que esta possibilidade é praticamente nula, porque, dentre outras razões, está o fato de que ela foi filiada ao PC do B, partido pelo qual foi suplente de vereador, em um passado recente.
Vai descansar
Após a maratona da campanha eleitoral em que saiu vitorioso, o vereador Lucas Zanatta vai viajar com a família em novembro, para uns dias de descanso. O destino é mantido em segredo, para preservar a sua segurança. O anúncio de seu tão aguardado secretariado deve ocorrer somente em dezembro. Até lá, todos os nomes já deverão estar devidamente escolhidos.