A Polícia Militar Ambiental flagrou, na manhã desta segunda-feira (28), três pescadores realizando pesca predatória com uma rede de malha proibida, próximo ao condomínio Paquetá, em Araçatuba (SP). A fiscalização ocorreu durante patrulhamento náutico nas margens do rio Tietê, na área da jusante da Usina Hidrelétrica (UHE) Nova Avanhandava.
Durante a abordagem, a equipe policial encontrou um pescador dentro de uma embarcação e outros dois homens em terra, recolhendo uma rede de emalhar de 50 metros, equipada com malhas de 80 milímetros, cujo uso é ilegal. Entre os três pescadores, apenas um apresentou carteira profissional de pesca.
Como resultado da operação, foram apreendidos 11,7 kg de peixes e a rede irregular. Os pescadores foram autuados com dois autos de infração, somando R$ 1.234,00 em multas. Os peixes recolhidos foram doados ao Asilo Lar da Velhice, em Araçatuba, enquanto a rede foi levada para a sede do Pelotão da Polícia Ambiental.
Os envolvidos poderão responder pelo crime previsto no artigo 34 da Lei Federal 9.605/98, que trata de infrações ambientais. A ocorrência será formalizada na delegacia de Araçatuba, onde será dado prosseguimento às investigações.