Viola Caipira: tradição musical em Araçatuba é tema de documentário

Compartilhe

Dedicado a explorar a rica cultura e tradição dos grupos de viola caipira na região de Araçatuba, o documentário “Viola Caipira: o coração bate em Araçatuba”, realiza uma pesquisa detalhada sobre a história, a técnica, os estilos musicais e a importância desses grupos na preservação da cultura da viola caipira.

Du Viola, uma das referências em viola caipira na cidade e região, participa do documentário - Foto: Divulgação

Além de abrir uma janela para a riqueza cultural da região de Araçatuba, o documentário também é uma forma de destacar a tradição musical caipira e sua evolução ao longo do tempo.

“O filme ressalta a significância cultural cultural da nossa região na música caipira. Outro ponto importante é que apresentamos os principais grupos a artistas de viola, suas formações, integrantes e suas trajetórias. E tem sido muito significativo perceber a paixão à preservação e promoção desse estilo para as novas gerações”, comenta Bill Marques, diretor do documentário e também o idealizador do projeto.

Segundo o diretor, os espectadores terão a oportunidade de apreciar trechos de performances musicais de artistas e grupos, destacando a habilidade e o talento, assim como as histórias por trás das composições e letras das músicas.

“Por outro lado, o documentário não se limita apenas à música, pois também tem investigado a importância dos grupos de viola caipira na formação cultural e social da região de Araçatuba”, enfatiza Bill Marques.

A pesquisa que contribuiu para o direcionamento dos personagens e grupos de viola foi de Fernanda Colli, professora, artista, catireira e pesquisadora de cultura popular.

RELEVÂNCIA

Preservação e manutenção cultural, valorização da cultura local, educação, conscientização, estímulo ao turismo local são alguns dos motivos que demonstram a grande relevância do documentário.

“O projeto está perfeitamente alinhado com as tradições e rica herança cultural de Araçatuba e região. Além disso, estamos tendo a oportunidade de celebrar e preservar esse patrimônio musical, que possui um lugar especial nos corações de todos que apreciam a viola caipira”, finaliza Bill Marques.

LANÇAMENTO

O documentário será lançado em dezembro deste ano em evento aberto ao público. “Viola Caipira: o coração bate em Araçatuba” é produzido pela Lance Produtora e conta com coprodução da Lalucci Filmes. É uma realização da Lei Paulo Gustavo, Ministério de Cultura e Governo Federal, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Araçatuba.

Para obter mais informações sobre o projeto, basta acessar as redes sociais:
https://www.instagram.com/violacaipira_doc/

Compartilhe