Mais de cinco anos após o seu anúncio, o AME (Ambulatório Médico de Espcialidades) Cirúrgico de Araçatuba deve sair do papel. Pelo menos é o que garante a Secretaria de Saúde do Estado, que confirmou o início das obras para o primeiro semestre de 2025.
A confirmação se deu após questionamento da reportagem do Radar18. Em janeiro deste ano, o DRS II (Departamento Regional de Saúde) havia informado que a planta do AME Cirúrgico já estava finalizada e que o projeto seguia em andamento.
Somente dez meses depois é que o órgão apontou uma data para começar a erguer a estrutura do equipamento de saúde, que será instalado em um terreno de 2.243 metros quadrados, localizado na esquina das ruas José Bonifácio e Amazonas, na Vila Mendonça.
A área, doada ao Estado pelo município, fica ao lado do AME Mais, ambulatório médico de especialidades existente desde 2010, mas que não realiza procedimentos cirúrgicos.
“Novela”
Há mais de cinco anos, Araçatuba recebia o anúncio da instalação de um AME Cirúrgico, colocando fim a uma batalha entre cidades vizinhas que “brigavam” pelo equipamento de saúde.
A novela do AME Cirúrgico na região, no entanto, começou em 2018, quando, em plena campanha eleitoral, o então governador Márcio França (PSB), anunciou eu Penápolis iria sediar a unidade, em detrimento de Araçatuba.
Em agosto do ano seguinte, porém, após a vitória para o governo do Estado de João Dória, até então no PSDB, a cidade governada pelo prefeito Dilador Borges, também tucano, levou a melhor.
Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, o projeto ficou em suspenso e, desde então, continua no papel, mas, agora, com previsão de iniciar as obras no primeiro semestre do ano que vem.
Oferta de 450 cirurgias por mês
Ao anunciar o AME Cirúrgico para Araçatuba, em agosto de 2019, o Governo do Estado informou que a expectativa era de que o serviço atendesse todos os municípios da região, com a oferta de cerca de 150 cirurgias de baixa complexidade e 300 de média, totalizando 450 cirurgias ao mês, além de 3,2 mil consultas mensais.
Entre as especialidades oferecidas estão oftalmologia, ginecologia, mastologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral e vascular, coloproctologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, pneumologia e urologia.
Hospital Regional de Birigui
Assim como o AME Cirúrgico de Araçatuba, a Secretaria de Estado da Saúde informou que as obras para o Hospital Regional de Birigui também terão início no primeiro semestre de 2025.
Os recursos para a construção foram anunciados na semana passada, com o resultado do leilão dos serviços lotéricos estaduais, promovido pelo Governo de São Paulo. O consórcio português Aposta Vencedora arrematou o pregão com o lance de R$ 600 milhões, um ágio de 130,15%.
A construção do hospital foi anunciada após a gestão estadual identificar a necessidade da criação de novos leitos na região de Araçatuba. Por meio de tratativas entre a prefeitura de Birigui e o Estado, estão sendo feitos levantamentos técnicos para o início da licitação.
Com a construção do Hospital Estadual de Birigui, a população contará com cerca de 270 novos leitos hospitalares. A unidade atenderá mais de 40 municípios da região, como referência em média e alta complexidade.