Araçatuba (SP) foi premiada nacionalmente durante a “II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS/2024”, realizada no dia 20 de novembro, em Brasília (DF). O município recebeu a Placa de Menção Honrosa no Prêmio Conasems & OPAS/OMS, graças ao projeto “No jogo de Xadrez da vacinação, ACE avança e dá o Xeque Mate”, que elevou a cobertura vacinal contra a poliomielite de 59% para 96,76%.
A conquista foi possível por meio da articulação entre os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e as equipes de Estratégia Saúde da Família. A união das equipes permitiu a identificação de crianças não imunizadas, resultando em uma cobertura vacinal superior às médias estadual (69,35%) e nacional (72,57%).
A secretária de Saúde, Carmem Guariente, destacou a importância do trabalho em equipe: “Esse prêmio é o reconhecimento de um esforço coletivo. Nossa equipe não mediu esforços para atingir esse resultado, sempre com o objetivo de proteger a população e garantir saúde de qualidade para os araçatubenses.”
O projeto premiado reavaliou atribuições das equipes e utilizou as habilidades específicas dos ACEs para localizar crianças que ainda não haviam recebido a vacina. A estratégia não apenas ampliou os números, mas também consolidou o compromisso de Araçatuba com a saúde pública.
O município reforça que as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis em todas as unidades de saúde, das 7h às 19h, e que os postos do Planalto, Umuarama 2 e Morada dos Nobres funcionam até as 22h.