A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para um concurso público destinado ao preenchimento de 2.700 vagas para o cargo de soldado PM de 2ª classe. O salário inicial oferecido é de R$ 4.852,21.
As inscrições, que podem ser feitas por homens e mulheres, estão abertas até as 23h59 do dia 22 de dezembro no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação do concurso, no site da FGV. A taxa de inscrição é de R$ 85,00.
Para concorrer, é necessário possuir ensino médio completo, ter entre 17 e 30 anos e atender aos requisitos de altura mínima, sendo 1,60 metro para homens e 1,55 metro para mulheres.
Etapas do concurso
O processo seletivo é composto por seis etapas:
- Exame de conhecimentos (prova objetiva e dissertativa);
- Exames de aptidão física;
- Exames de saúde;
- Avaliação psicológica;
- Avaliação de conduta social, reputação e idoneidade;
- Análise de documentos.
A prova de conhecimentos será aplicada no dia 16 de fevereiro de 2025, no período da tarde, em horário a ser confirmado. O edital completo, disponível no site da FGV, traz todas as informações detalhadas sobre o concurso.
Orientações aos candidatos
Em entrevista à TV TEM, o tenente Juliano Contel Coutinho, da Polícia Militar de Araçatuba, recomendou que os interessados leiam o edital na íntegra para se atentarem às exigências e aos detalhes do processo seletivo. O oficial destacou a importância do trabalho policial como serviço essencial à comunidade.
“É a honra de prestar um serviço para a comunidade, de prestar um socorro, de ajudar a população”, afirmou o tenente. Segundo ele, o soldado da PM atua com base nos princípios de direitos humanos, policiamento comunitário e gestão pública.
Composição do efetivo na atual gestão
Esse é o quarto edital para soldado de 2ª classe lançado na atual gestão. Desde 2023, foram abertas 8,1 mil vagas, para reforçar o policiamento ostensivo e preventivo em todo o estado.
Atualmente, a PM possui 4,8 mil soldados de 2ª classe e 647 alunos oficiais em formação. Além disso, 2,4 mil policiais, incluindo 101 tenentes do quadro de saúde, já foram formados.
Há ainda 3,5 mil vagas em andamento para a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica. Com o novo edital, o total de vagas em concursos em andamento chega a 11,8 mil.