Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Civil cumpriu 35 mandados de busca e 11 de prisão nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, na segunda fase da Operação Falsus. A ação visa desarticular uma organização criminosa acusada de desviar mais de R$ 10 milhões em cargas de grãos, incluindo soja, trigo e farinha.
As investigações começaram em junho de 2023, após o desaparecimento de 76 toneladas de soja em Iepê (SP). Segundo a polícia, o grupo simulava contratações de frete, cadastrava motoristas vinculados à organização criminosa e, posteriormente, apresentava boletins de ocorrência falsos para ocultar os desvios das cargas. O esquema envolvia pelo menos 10 motoristas e veículos pertencentes aos líderes do grupo.
Dentre os alvos da operação, estão duas advogadas de Assis (SP), investigadas por lavagem de dinheiro e por integrarem a organização criminosa. Também foram cumpridos mandados de busca em empresas de grãos situadas no estado de São Paulo, suspeitas de receptarem as cargas desviadas.
A operação contou com a participação de 150 policiais civis e 34 viaturas. Os mandados judiciais foram cumpridos em 10 municípios, incluindo Campo Grande (MS), Londrina (PR), Assis (SP) e Iepê (SP). Até o momento, 19 pessoas foram denunciadas e se tornaram rés por crimes como furto qualificado pela fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Na primeira fase da operação, realizada em março de 2024, já haviam sido cumpridos 10 mandados de busca e 7 de prisão temporária em São Paulo, Paraná e Pará. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.