Araçatuba: novembro teve 147% a mais de chuva; cidade pode ter temporal em dezembro

Previsão aponta para temporais neste feriado de aniversário da cidade, dia 2 de dezembro, e também na terça, 3, e quarta-feira, 4, com volumes de chuva que podem chegar aos 40 milímetros.
Compartilhe

O mês de novembro de 2024 foi mais úmido em Araçatuba (SP) do que o habitual para esta época do ano. O município registrou 230 milímetros de chuva nos últimos 30 dias, o que representa um volume 147% superior à média história para o período, que é de 156 mm. Para dezembro, a previsão também é de chuva acima da média, com risco de temporal na primeira semana do mês.

As informações são do Climatempo, cujos dados são combinados de estações meteorológicas e satélite do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

O tempo em novembro foi bem diferente em comparação aos últimos seis meses do ano, que registraram seca acima do normal em Araçatuba. A chuva abaixo da média gerou uma crise hídrica na região, que registrou constantes queimadas e um cenário desolador de destruição provocada pelo fogo.

Houve também risco de desabastecimento de água. A GS Inima Samar adotou medidas de contenção, com rodízio no fornecimento de água aos imóveis, devido ao baixo nível do Ribeirão Baguaçu.

Para se ter uma ideia, em setembro, choveu apenas 4 mm, enquanto a média para o para o mês é de 63 mm. Em outubro não foi diferente: foram apenas 58 mm de chuva, o equivalente a 52% do volume previsto para o período, que é de 111 milímetros.

Previsão do tempo

Em dezembro, segundo o Instituto Climatempo, também deve chover acima da média, assim como ocorreu em novembro.

Deste domingo, 1º de dezembro, até a sexta-feira, 6, o município deve registrar chuva diariamente, com temperaturas entre os 23ºC e os 31ºC.

Neste feriado de 2 de dezembro, aniversário da cidade, a previsão é de tempo nublado, com chuva pela manhã e à tarde, e risco de temporal à noite.

Na terça, 3, também há riscos de temporal à tarde e também à noite, com um volume que pode chegar aos 35 milímetros. Para a quarta-feira, 4, a previsão é de chuva forte, de até 40 mm.

Compartilhe