A Polícia Militar Rodoviária de São Paulo realizou, na última quarta-feira (4), a maior apreensão de cocaína já registrada na história do estado. Ao todo, 3,2 toneladas da droga foram encontradas escondidas em uma carga de ração de gado, no município de Assis, no interior paulista. Estima-se que a carga represente um prejuízo de aproximadamente R$ 100 milhões para o crime organizado.
A operação foi fruto de um trabalho de inteligência das forças de segurança, que já monitoravam o transporte suspeito. Militares do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) receberam informações de que dois caminhões estariam carregando entorpecentes. Durante a realização da Operação Impacto na região, as equipes abordaram um dos veículos para fiscalização.
Embora o primeiro caminhão estivesse vazio, o motorista era dono também de um segundo veículo que seguia logo atrás, transportando ração de gado. Com o auxílio de um cão farejador do 8° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), os policiais localizaram diversos fardos de cocaína escondidos entre a carga.
Três pessoas foram presas em flagrante, incluindo os motoristas dos caminhões e um passageiro. Segundo a Polícia Militar, a ação foi realizada em conjunto com equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-Goiás), Polícia Federal, Comando de Operações de Divisas (COD-Goiás) e Departamento de Operações de Fronteira (DOF-Mato Grosso do Sul). O caso foi registrado como tráfico de drogas na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Assis.