O Corpo de Bombeiros de São José do Rio Preto (SP) retomou, na sexta-feira (6), as buscas por Edson Ramos, de 24 anos, que desapareceu na Cachoeira do Talhadão, em Palestina (SP), no dia 24 de novembro. O jovem foi arrastado pela correnteza do Rio Turvo, e desde então, sua família vive dias de angústia.
De acordo com os bombeiros, a operação foi retomada após pescadores relatarem um cheiro forte próximo às margens do rio, local onde foi encontrado um animal morto. A equipe conta com três mergulhadores para analisar as condições da água e verificar as áreas próximas ao ponto do desaparecimento.
Edson, morador de Olímpia (SP), havia visitado a cachoeira para um retiro com amigos da igreja. No dia do incidente, o carro do jovem apresentou problemas, e ele voltou à queda d’água para buscar ajuda. Pouco depois, foi levado pela força das águas. Imagens do momento foram registradas por uma turista e revelam a intensidade da correnteza.
A mãe de Edson, Elizabeth Ramos de Carvalho, acompanha o caso com preocupação e fez críticas à condução das buscas. “Os bombeiros deveriam usar drones e cães farejadores. Não acredito que isso não foi disponibilizado”, desabafou. Elizabeth também expressou sua tristeza com a situação e afirmou estar em oração constante pela resolução do caso.
Após o desaparecimento, a Prefeitura de Palestina instalou sinalizações provisórias na Cachoeira do Talhadão para alertar sobre o risco de afogamento. No entanto, foi constatado que placas de aviso, que anteriormente estavam no local, haviam sido removidas. A administração municipal informou que investiga as razões do desaparecimento da sinalização.