Documentário mostra realidade dos artistas de Araçatuba durante a pandemia

“Silenciados” mostra ao público depoimentos de artistas de vários segmentos que passaram pela pandemia e, hoje, se reestabeleceram.
Compartilhe

Março de 2020. De um dia para o para o outro, o mundo parou, as pessoas se fecharam e a Arte se calou. Repentinamente, espaços públicos se esvaziaram e toda comunicação convergiu para as telas. A interação social praticamente acabou e o mundo, abruptamente, se digitalizou. Com a Pandemia da Covid-19, artistas tiveram que se reinventar. Não havia público, não havia palco, não havia aplausos, não havia cachês. Foram anos complicadíssimos que, enquanto driblavam a morte pelo vírus, corriam atrás de não sucumbir diante da impossibilidade de trabalhar.

Foram dois anos fazendo lives, recebendo ofertas, fazendo rifas, bicos em outras áreas, tudo para permanecerem até a normalização da vida. Muitos não conseguiram atravessar o período e se foram,  outros desistiram da caminhada e abandonaram a Arte. Mas muitos permaneceram, aos trancos e barrancos e hoje, paulatinamente, estão se reerguendo, fazendo e levando Arte aos quatro cantos.

Diante desse cenário, o documentário “Silenciados” mostra ao público depoimentos de artistas de vários segmentos que passaram pela pandemia e, hoje, se reestabeleceram. São músicos, artistas plásticos, atores, profissionais do circo, escritores, bailarinos e professores que contam sobre seus dias nos últimos anos, desde março de 2020.

O que fizeram? O que não fizeram? Como fizeram? E quem fez por eles? Vale salientar que, enquanto alguns desistiram, outros artistas surgiram em meio a esse cenário, pois viram nesse mundo virtual uma forma de externarem sua arte.

Assim, “Silenciados”, além de mostrar ao público os bastidores dos dias dos artistas durante os últimos anos, dará aos envolvidos uma forma de mostrar um pouco mais sobre o seu trabalho para esse público.  

O documentário tem duração de 30 minutos e conta com depoimentos de 14 artistas de áreas diversas. As imagens foram feitas em estúdio e no local de trabalho de cada um, mesclando os depoimentos com suas atuações.

O curta foi lançado nessa terça-feira, dia 10 de dezembro, às 16h, no canal do YouTube e nas redes sociais do projeto (Instagram).

Além do lançamento na web, haverá duas exibições públicas do documentário. A primeira, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, às 20h30, na Praça João Pessoa. Na sequência, haverá um bate-papo entre os artistas, produtores, diretores e o público.

A segunda exibição será no Teatro Castro Alves, no dia 16 de dezembro, às 19h. Neste dia, o evento contará também com apresentações artísticas de oito dos quatorze artistas envolvidos. Ao final, haverá um bate-papo entre os artistas, produtores, diretores e o público.

Os eventos serão gratuitos e sem convite (por ordem de chegada). As portas do teatro serão abertas às 18h45.

Serviço

O documentário pode ser assistido em: https://www.youtube.com/watch?v=9A47zstyEbM

Compartilhe