A Prefeitura de Araçatuba (SP) decidiu adiar a inauguração do Terminal Rodoviário Urbano Dr. Nelson Reis, que seria neste sábado, 21 de dezembro, em razão da vinda do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) à região. A nova data para a entrega da obra à população foi marcada para segunda-feira, dia 23, às 10h.
O prefeito Dilador Borges (PSDB) acompanhará a visita do governador, que estará em Birigui (SP), pela manhã, para a entrega de obras e lançamento do edital de licitação para a contratação da empresa que fará a construção do Hospital Estadual do Alto Noroeste. Em Araçatuba, à tarde, ele fará vistoria técnica às obras de implantação de marginais na rodovia Marechal Rondon (SP-300).
O novo terminal urbano foi erguido no antigo Campo do Ferrinho, na Rua Rosa Cury, esquina com a Silva Manoel, bairro São Joaquim, ao lado do Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce.
A estrutura demandou investimento de R$ 4.867.395,99, financiados pela Agência Desenvolve São Paulo. O projeto arquitetônico é do arquiteto Emílio Ruas Rodrigues e foi custeado pela empresa Havan. Segundo a Prefeitura, o projeto arquitetônico privilegia a proteção para os dias de chuva e a boa circulação de ar.
A obra teve início em agosto do ano passado, após a assinatura da ordem do serviço, e levou pouco mais de 12 meses para a conclusão.
A estrutura do novo terminal inclui banheiros masculino e feminino, inclusive em versões PCD (para pessoas com deficiência), fraldário, hall, depósito de material de limpeza, copa, sala de gerência, e plataforma de oito boxes.
O espaço também conta com carregadores de celular e bancos, com acessibilidade e energia fotovoltaica, além de um pequeno centro de compras, com oito espaços comerciais para a instalação de empresas de alimentação e artigos de vestuário.
O local tem, ainda, um posto fixo para a Guarda Municipal e acessos facilitados para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Atual terminal foi construído na década de 2000
O atual terminal, que fica na Vila Ferroviária, foi construído na década de 2000, na gestão do então prefeito Jorge Maluly Netto, falecido dm 2012, e ganhou o nome do delegado de polícia aposentado e ex-vereador Nelson Reis Alves (in memoriam). O nome será mantido na nova estrutura.
Na época, sua instalação causou polêmica entre a comunidade, pois uma parcela defendia que a Vila Ferroviária deveria ser preservada como patrimônio histórico.
A estrutura atual não oferece banheiros adequados e, quando chove, os usuários ficam desprotegidos do vento e da própria chuva. Com o novo terminal, o antigo será desativado.
A ideia é retirar a estrutura do local, já que perderá a sua finalidade. No entanto, a decisão, provavelmente, caberá ao prefeito eleito, Lucas Zanatta (PL), que assume a Prefeitura no dia 1º de janeiro de 2025.