Racismo: prisão de 4 jogadoras do River Plate é convertida em preventiva

Jogadoras foram detidas por injúria racial durante jogo contra Grêmio
Compartilhe

Quatro jogadoras do clube argentino River Plate permanecem detidas em São Paulo após a Justiça brasileira converter a prisão em flagrante para preventiva nesta segunda-feira (23). Candela Díaz, Camila Duarte, Juana Cangaro e Milagros Diaz foram presas na última sexta-feira (20) sob acusação de injúria racial durante partida contra o Grêmio, válida pelo Brasil Ladies Cup 2024. As atletas estão custodiadas na penitenciária do Carandiru, na capital paulista.

© Divulgação/Grêmio Oficial

A confusão começou ainda no primeiro tempo da partida, disputada no Estádio do Canindé. Após o Grêmio empatar o jogo em 1 a 1, Candela Díaz foi filmada fazendo gestos racistas em direção a um gandula, imitando um macaco. O ato gerou revolta entre as jogadoras do Grêmio, que relataram também terem sido vítimas de insultos racistas. O jogo foi encerrado após a expulsão de seis jogadoras do River Plate, e um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia local.

Em nota oficial, o Grêmio repudiou os atos de racismo e se solidarizou com as vítimas. “As Gurias Gremistas também foram alvo de palavras e gestos racistas ao defenderem o gandula. Lamentamos profundamente o ocorrido e exigimos que as responsáveis sejam punidas”, declarou o clube.

Como consequência do episódio, o River Plate foi desclassificado do torneio e banido das duas próximas edições do Brasil Ladies Cup. A organização do evento também emitiu um comunicado repudiando os atos racistas e reforçando sua postura contra qualquer tipo de discriminação.

Na noite de sexta-feira (20), o River Plate divulgou nota oficial expressando “repúdio absoluto aos gestos discriminatórios” e afirmou que está tomando medidas disciplinares internas para evitar novos casos.

O Brasil Ladies Cup seguiu seu cronograma, e no domingo (22) o Grêmio venceu o Bahia na final, conquistando o título pela primeira vez. A vitória nos pênaltis foi marcada por grandes defesas das goleiras tricolores, garantindo o troféu para o clube gaúcho.

Compartilhe