O futuro secretário municipal de Saúde de Araçatuba, médico Daniel Martins Ferreira Júnior, quer ampliar as equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família) das atuais 46 equipes para 60. O aumento, de 30%, irá possibilitar o atendimento a 180 mil moradores do município, o equivalente a 86,6% da população, estimada em 207.775 habitantes pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os números, conforme o médico, levam em conta a média recomendada de atendimento de 3 mil famílias por cada equipe, que é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e um agente comunitário.
“Com 60 equipes, teríamos condições de atender, inicialmente, os que mais precisam. Mas a ideia é que, em um futuro bem próximo, a gente atenda a cidade toda”, afirmou o médico, que foi o responsável pela implantação do programa em Araçatuba, no ano de 2001, na gestão do então prefeito Jorge Maluly Netto (in memorian).
A ampliação de 46 para 60 equipes será solicitada ao Ministério da Saúde, responsável pelo repasse de parte dos recursos para o custeio da ESF, que faz parte da Atenção Básica.
Com mais equipes, o objetivo é reduzir o atendimento no pronto-socorro municipal, com a prevenção de doenças, por meio de ações e campanhas de saúde, além do acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma, entre outras,
Cabe à ESF realizar visitas domiciliares para conhecer as condições de vida das famílias e adaptar o atendimento de acordo com suas necessidades específicas; fazer o encaminhamento para outros níveis de atenção à saúde, como especialistas, hospitais ou centros de referência; e ainda promover a articulação com outros serviços, como assistência social.
Médico foi responsável por implantar o PSF em Araçatuba
O médico Daniel Martins Ferreira Júnior foi o responsável pela implantação do então PSF (Programa Saúde da Família) em Araçatuba, no ano de 2001, a pedido do prefeito Jorge Maluly Netto (in memorian). Na época, o serviço teve início com 35 equipes.
Mais tarde, em 2009, quando recebeu o convite para ser coordenador da ESF (Estratégia Saúde da Família), já no governo de Cido Sério (PV), o médico se deparou com apenas 22 equipes trabalhando.
“Nós retornamos com as 35 equipes, inicialmente, e conseguimos ampliar para 45”, contou Ferreira. Atualmente, Araçatuba tem 46 equipes da ESF.