Policiais da Força Tática prenderam um foragido da Justiça na noite dessa quinta-feira, 26 de dezembro, em um restaurante localizado no bairro Dona Amélia, em Araçatuba (SP). O homem é um dos investigados pela Operação Ligações Perigosas, deflagrada em setembro deste ano para combater a infiltração e atuação do PCC (Primeiro Comando da Capital) na política, tráfico de drogas e homicídios, na região.
Os policiais faziam patrulhamento quando viram o homem e notaram a semelhança com um foragido, o que motivou a abordagem. Ao consultar o sistema com o nome do suspeito, constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.
O homem foi conduzido ao Plantão Policial e ficou preso à disposição da Justiça. Dois celulares foram apreendidos com ele.
Operação Ligações Perigosas
A Operação Ligações Perigosas foi deflagrada no dia 6 de setembro de 2024, com o objetivo de desmantelar a atuação do PCC na política, tráfico de drogas e homicídios, na região de Araçatuba.
Na ocasião, foram expedidos 35 mandados de prisão temporária e 104 de busca e apreensão para cumprimento em 13 cidades paulistas e uma em Mato Grosso do Sul. 23 pessoas foram presas na mesma data.
A operação também investiga o financiamento de um ônibus que transportou manifestantes de Araçatuba a Brasília, no dia 28 de abril, para um protesto contra o fim das saídas temporárias de detentos.
A ação foi realizada em parceria pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público; Polícia Civil, através da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais), e Polícia Militar.