Os usuários da TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) devem se dirigir ao novo terminal urbano, construído na Rosa Cury, ao lado do Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, bairro São Joaquim, a partir da próxima segunda-feira, 30 de dezembro, para o embarque de desembarque de ônibus. O espaço deve receber 4 mil pessoas por dia.
A informação é do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira. O terminal urbano “Nelson Reis Alves”, que custou R$ 4,8 milhões ao município e foi inaugurado na última segunda-feira, 23, irá substituir o localizado na Vila Ferroviária, construído na década de 2000.
A TUA fará a transferência de equipamentos e sistemas para o novo espaço no fim de semana, segundo o secretário, para iniciar as atividades nas primeiras horas da próxima segunda-feira.
Mâo dupla e lombofaixa
Para viabilizar o funcionamento do novo terminal, a Prefeitura transformou a rua Silva Manoel em mão dupla, entre a rua Rosa Cury e avenida dos Araçás. Também foi colocada uma lombofaixa na rua do Fico, antes do cruzamento com a rua Livre.
O equipamento, segundo Caldeira, reduz a velocidade dos veículos, o que irá facilitar a travessia dos pedestres que vão para o terminal, além de também possibilitar um acesso mais fácil dos ônibus que vão sair da rua Silva Manoel e convergir a rua Livre para a rua do Fico.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana disse que os ônibus da TUA não vão passar em frente ao pronto-socorro municipal, na rua Rosa Cury, para acessar o terminal. Eles chegarão pela Silva Manoel e entrarão pela diagonal. A saída é no final da Rosa Cury até a Silva Manoel.
A TUA possui um total de 15 linhas e transporta cerca de seis mil passageiros diariamente. Nem todos vão até o terminal, pois alguns desembarcam antes. O cálculo feito pelo secretário é que o terminal urbana receba cerca 4 mil usuários por dia.
Plataformas
O espaço tem 6 mil metros quadrados de área, o dobro do anterior. Uma das vantagens, segundo Caldeira, é que os passageiros não vão precisar sair da plataforma de embarque para trocar de ônibus.
“Recentemente, houve um atropelamento no antigo terminal, quando um passageiro acabou se distraindo enquanto atravessava a rua. Agora não teremos mais esse problema, porque não vai ser mais necessário sair da plataforma de embarque, o que significa mais segurança ao usuário”, afirmou.
O terminal na rua Rosa Cury possui nove plataformas de embarque e desembarque. Todo o espaço é coberto, com proteção contra chuva e sol. Para lá também serão transferidos o embarque e desembarque de pacientes que são levados pela Prefeitura para tratamento médico em outros municípios.
Comércio
Além disso, o terminal possui 12 boxes para estabelecimentos comerciais. O primeiro deles está em processo de instalação. Trata-se de uma lanchonete, cujo proprietário venceu o processo licitatório para a ocupação do espaço público. Os demais também devem ser ocupados por meio de licitação.