Araçatuba registrou 109 apagões causados por pipas em 2024

CPFL Paulista alerta sobre os riscos de soltar pipas próximas à rede elétrica.
Compartilhe
  • Resumo da notícia
  • Araçatuba registrou 109 das 175 ocorrências de interrupção de energia causadas por pipas na região em 2024, liderando os casos.
  • A CPFL Paulista, por meio da campanha “Guardião da Vida”, alerta sobre os riscos de soltar pipas próximas à rede elétrica, destacando o perigo de choques e a importância de espaços abertos para a brincadeira.
  • A campanha também combate o uso de cerol e “linha chilena”, materiais que aumentam o risco de acidentes e são proibidos no estado de São Paulo.

Com o aumento da brincadeira de soltar pipas durante as férias escolares, a região de Araçatuba registrou, ao longo de 2024, 175 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica devido ao brinquedo. Araçatuba é o município com mais casos, somando 109 ocorrências, representando 62% dos casos, seguido por Birigui, com 22 ocorrências, e Penápolis, com 20.

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A CPFL Paulista reforça a necessidade de empinar pipas longe da rede elétrica. Por meio da campanha “Guardião da Vida”, a companhia tem levado orientações a escolas e comunidades, destacando os perigos de choques fatais e quedas de energia. Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia, explica: “Procurar espaços abertos é fundamental para evitar acidentes e problemas no sistema elétrico.”

A campanha também alerta para os riscos do uso de cerol e da linha “chilena”. Além de serem proibidos pela Lei Estadual nº 12.192/2006, esses materiais são condutores de energia e podem causar acidentes graves, como choques e cortes em cabos de alta tensão. A CPFL destaca que materiais como papel alumínio e “rabiolas” também representam perigo, podendo causar curtos-circuitos.

Para conscientizar crianças e adolescentes, a CPFL realiza palestras em escolas públicas e particulares em sua área de atuação, abordando o tema de forma lúdica e educativa. Entre as principais orientações, está a recomendação de evitar áreas próximas à rede elétrica, não tentar resgatar pipas presas nos fios e jamais utilizar materiais perigosos na brincadeira.

Em caso de acidentes, a CPFL alerta que fios partidos devem ser mantidos longe do alcance, com acionamento imediato do serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010. Nos casos de vítimas, é necessário contatar o Corpo de Bombeiros ou o SAMU.

Para mais orientações e dicas de segurança,acesse: https://guardiaodavida.com.br/.

Ocorrências na região de Araçatuba

Em toda a região de Araçatuba, foram cerca de 175 ocorrências de falta de energia provocadas por pipas que atingiram a rede elétrica em 2024.

Cidades2024
Araçatuba109
Birigui22
Penápolis20
Guararapes10
Avanhandava7
Clementina2
Coroados2
Barbosa1
Bilac1
Santo Antônio do Aracanguá1
Alto Alegre0
Bento de Abreu0
Braúna0
Brejo Alegre0
Gabriel Monteiro0
Glicério0
Luiziânia0
Piacatu0
Rubiácea0
Santópolis do Aguapeí0
TOTAL REGIONAL2024
175

Compartilhe