Zanatta visita obras no bairro Engenheiro Taveira

Prefeito disse que as obras hoje seguem o cronograma e estão sendo acompanhadas de perto.
Compartilhe

O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL), visitou, nesta sexta-feira (10), o bairro Engenheiro Taveira para acompanhar as obras de instalação de galerias pluviais e dialogar com os moradores sobre os impactos causados pelas intervenções.

Estão sendo instalados 3,2 mil metros lineares de tubulação. O objetivo é resolver problemas crônicos de alagamento e a melhorar a infraestrutura do bairro, com posterior asfaltamento das ruas. Atualmente, a Construtora Vilarinho tem trabalhado na instalação de tampas de boca de lobo. A previsão de entrega é de 21 de março.

Durante a visita, Zanatta esteve na esquina das ruas Botucatu e Ouro Preto, onde as chuvas recentes e as escavações em andamento tornaram intransitável um trecho de aproximadamente 100 metros. Acompanharam o prefeito, a vice-prefeita Maria Ionice Zucon; técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento; os vereadores Hideto Honda, Damião Brito, Rodrigo Atayde e Denilson Pichitelli; além do presidente da associação de moradores, Michael Aparecido.

OBRAS

As obras foram autorizadas em janeiro de 2024, com um orçamento inicial de R$ 5,5 milhões e previsão de conclusão em seis meses. Em maio, um contrato adicional de R$ 4,5 milhões foi assinado para pavimentação de 33 mil metros quadrados de vias. No entanto, atrasos no cronograma deixaram o bairro em condições críticas durante o período chuvoso, com crateras abertas, comprometendo o tráfego e a segurança dos moradores.

A situação resultou em prejuízos materiais e transtornos sociais. Rachaduras em residências, alagamentos e acidentes envolvendo pessoas e veículos foram relatados. O transporte coletivo e a coleta de lixo foram interrompidos em diversas vias, impedindo o acesso de ônibus e caminhões.

Técnicos da Secretaria de Planejamento explicaram que 75% da obra de galerias pluviais já foram concluídos, mas as condições climáticas dificultam os reparos imediatos. Segundo os engenheiros, o solo escavado precisa de condições secas para ser compactado de forma adequada. “Qualquer tentativa de intervenção durante o período de chuvas poderia agravar ainda mais a situação”, explicaram.

SOLUÇÃO

Zanatta disse que as obras hoje seguem o cronograma e estão sendo acompanhadas de perto. A empresa responsável ressaltou a necessidade de acelerar os trabalhos para minimizar os danos.

“O atraso na obra, combinado com as chuvas, agravou os problemas. Agora, precisamos solucionar as questões pendentes e garantir que a empresa responsável cumpra o cronograma”, afirmou o prefeito. Ele destacou ainda o compromisso da administração em trabalhar em conjunto com os moradores para superar os desafios. “Vamos passar por isso juntos”, ressaltou.

Zanatta também visitou casas afetadas pelas obras, verificando de perto os danos estruturais. Além disso, esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro para ouvir as demandas de funcionários e da população e avaliar possíveis soluções.

Compartilhe