O médico veterinário Lucas Castilho de Souza, 29 anos, de Santo Antônio do Aracanguá (SP), morreu na noite de domingo, 12, após ser esfaqueado por um colega, na fazenda onde trabalhava, no município de Rio Verde (MS). O caso acabou se transformando em duplo homicídio, pois o autor do assassinato do veterinário, o peão Rafael Espírito Santo Araújo, 34 anos, acabou morto horas depois.
Souza e Araújo jantavam, por volta das 19h de domingo, quando passaram a discutir, por motivos ainda a serem esclarecidos. O peão, que era conhecido pelo apelido de Piauí, saiu e retornou com uma faca, desferindo golpes contra o veterinário e fugiu do local.
O veterinário foi socorrido por funcionários da fazenda, que o colocaram em um carro e seguiram a caminho do Hospital Geral Paulino Alves da Cunha, em Rio Verde, localizado a 75 km da propriedade rural.
Ao mesmo tempo, os funcionários acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que interceptaram o veículo em que Souza estava, e continuaram com o trajeto até o hospital, mas o veterinário acabou não resistindo e faleceu no caminho.
Outro homicídio
Enquanto isso ocorria, outros funcionários da fazenda, revoltados com o ocorrido, saíram em busca de Piauí, que foi encontrado e acabou sendo esfaqueado por outro colega da fazenda, conhecido como Neguinho, de 38 anos. O peão foi socorrido, mas também morreu a caminho do hospital.
Após esfaquear o colega, Neguinho não fugiu, foi para o alojamento da fazenda e esperou a chegada da polícia. Aos policiais, ele contou que ficou com muita raiva do peão, porque era amigo do veterinário.
O autor do segundo homicídio também afirmou que Piauí ainda estava armado com uma faca quando foi localizado pelos funcionários da fazenda e que ele ficou com receio de que o peão atacasse mais alguém, por isso decidiu desferir os golpes contra ele.
Sua versão, no entanto, foi contestada por testemunhas. Segundo ela, o peão já estava contido pelos funcionários da propriedade, mas, mesmo assim, foi morto pelo colega. Ele foi preso em flagrante, ficando à disposição da Justiça
Velório
O corpo do veterinário Lucas Castilho de Souza foi trasladado para o distrito de Vicentinópolis, no município de Santo Antônio do Aracanguá, onde está sendo velado. O sepultamento está marcado para as 17h desta terça-feira, no cemitério do próprio distrito.
Até a noite de ontem, a polícia ainda não tinha localizado os familiares de Piauí, para a liberação do corpo e posterior velório e enterro.