A Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) confirmou um caso de dengue hemorrágica no município, a forma mais grave da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Não há informações sobre o paciente.
Os sintomas iniciais da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica e incluem febre alta, manchas vermelhas no corpo, dor muscular e nas articulações e ao redor dos olhos.
A direrença é que, no caso da dengue grave, o paciente apresenta sinais de alarme e de gravidade a partir do terceiro dia de sintoma, com hemorragias até choque, entrando na fase crítica da doença que pode levar ao óbito.
Os sinais de alerta para dengue hemorrágica são:
- Dor abdominal intensa;
- Sangramento nas gengivas ou no nariz;
- Fadiga;
- Presença de sangue nas fezes;
- Hipotensão postural (queda na pressão arterial após levantar);
- Vômitos persistentes;
- Hepatomegalia (aumento do fígado);
- Dificuldade respiratória;
- Letargia.
Na dengue clássica, em geral, a recomendação é de repouso; ingestão de líquidos; administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre. Já no caso da forma grave, o protocolo do Ministério da saúde é a internação do paciente.
16 pacientes internados
Em Araçatuba, segundo a Vigilância Epidemiológica, 16 pacientes estão internados nos hospitais de Araçatuba, sendo dois em estado grave.
Até a última sexta-feira, 17, data em que foi divulgada a última atualização epidemiógica relacionada à dengue, Araçatuba acumulava 1.193 casos da doença.
Óbitos
Pelo menos quatro mortes ocorridas em Araçatuba estão em investigação no Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, que recebeu materiais colhidos das vítimas para a realização de exames.
O primeiro óbito ocorreu em 2 de janeiro e foi confirmado como morte por dengue pela Vigilância Epidemiológica da Santa Casa de Araçatuba. É o caso de um homem de 66 anos que estava internado naquele hospital.
O outro, de um homem de 58 anos, ocorreu na quarta-feira, 8. Segundo a família, ele testou positivo para a doença transmitida pelo Aedes aegypti e teve várias complicações que teriam sido provocadas pelo vírus da dengue.
A terceira e a quarta mortes, que são tratadas como suspeitas, ocorreram em um hospital particular de Araçatuba, também neste mês de janeiro.
Emergência
O município está em emergência para saúde pública devido à epidemia da infecção e colocou em funcionamento 24 horas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morada dos Nobres e Umuarama II.