A bancária aposentada Elizabete Tieko Matsui, 68 anos, foi eleita a primeira mulher presidente da Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba em 96 anos de história. Seu mandato começou no dia 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro de 2025.
Atuante na associação há 18 anos, Bete, como é chamada, reconhece que a cultura japonesa é machista, mas nunca se importou muito com isso e, por isso, colocou o seu nome à disposição para disputar, no voto, a presidência da entidade, no final do ano passado.
As urnas mostraram o resultado incontestável: Bete conquistou 78 votos contra 16 de seu oponente. Ela atribui a vitória ao apoio recebido da comunidade e, principalmente, das mulheres, que são em maior número na associação.
“Eu vivo o dia a dia da associação. Para mim, a presidência foi uma consequência da dedicação, do meu trabalho ao longo dos anos”, afirmou a presidente da Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba.
Princesa
Ela conta que passou por todos os setores da entidade e foi a responsável pela organização da recepção à princesa Mako de Akishino, neta mais velha do imperador japonês Akihito, que esteve em Araçatuba em 2018, em comemoração aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil.
Desde então, Bete está na organização de todos os eventos da entidade, que possui 695 associados.
Antes de ser alçada à presidência, ela já havia sido vice do então presidente da Associação Nipo-Brasileira, Hideto Honda, entre os anos de 2021 e 2023.
Os mandatos na entidade têm duração de um ano, mas a reeleição é permitida por duas vezes.
Preservação dos costumes japoneses
Um dos desafios da nova presidente é a manutenção da cultura da japonesa e a preservação de seus costumes pelas novas gerações.
Ela ressaltou o trabalho realizado com jovens, sobretudo no esporte, com atletismo e karatê, além do taikô (tambores japoneses), o yosakoe soran (dança japonesa) e a gincana realizada no primeiro domingo do mês de julho.
Bete também citou a escola japonesa que funciona na sede da Associação, os concursos de karaokê e o tradicional Bon-Odori, realizado em agosto, eventos que atraem participantes de várias regiões do Estado.
A entidade organiza também yakisobas e churrascos para angariar recursos para os seus projetos sociais. Dentre eles está a distribuição de fraldas geriátricas para os que precisam.
Foto na galeria
Sobre ser a primeira presidente da Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba em 96 anos de história, Bete afirma ser gratificante. “Nós temos uma galeria de fotos dos ex-presidentes. Agora, vão ter que colocar a minha lá”, brincou.