Terrenos baldios que precisam de roçagem, atendimento nos postos de saúde e demora em marcar consultas médicas. Estas são as principais queixas dos araçatubenses, segundo relatório de gestão da Ouvidoria Geral do município referente ao ano de 2024.
Ao longo do ano passado, houve um total de 2.668 manifestações de munícipes, entre reclamações, denúncias, solicitações, informações, elogios e sugestões. Deste número, 2.618 foram respondidas dentro do prazo, um percentual de 97,52%.
A grande maioria dos registros feitos pelos moradores de Araçatuba na Ouvidoria são reclamações (42,2%), seguidas de denúncias (31%); solicitações (22,7%); informações (1,8%); elogios (1,6%) e sugestões (0.8%).
As denúncias relativas a terrenos baldios que precisam de roçagem correspondem a 8,58% dos registros feitos na Ouvidoria no ano passado. Na sequência, estão as reclamações do atendimento nos postos de saúde (7,2%); demora em marcar consultas (5,47%) e serviço de tapa-buracos (4,8%).
Ainda há queixas relacionadas à conduta de funcionários (4,99%); casas desabitadas que precisam de limpeza e remoção de lixo (4,9%); calçada com lixo, mato e entulho (4,9%); árvores causando danos (4,01%), além de denúncias de estabelecimentos/residências com falta de higiene, animais mortes, fezes, urina, cheiro desagrável e acúmulo de lixo.
O relatório referente a 2024 é assinado pelo ex-ouvidor Delcir Getúlio Nardo e foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 23 de janeiro.
A função de ouvidor ainda não foi ocupada e depende de nomeação do prefeito Lucas Zanatta.
Serviço
Em Araçatuba, os munícipes podem fazer suas queixas, solicitações, sugestões ou elogios por meio da página https://aracatuba.sp.gov.br/fale-conosco ou pelo telefone (18) 3607-6500.