A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), realizou a limpeza na área do Centro Cultural Ferroviário, espaço localizado na avenida dos Araçás, em Araçatuba (SP).
A ação, segundo a Prefeitura, visa garantir mais segurança ao local e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Moradores reclamaram, em suas redes sociais, da situação do local, que fica próximo ao Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, e foi fechado em 2009, sob risco de desabamento.
O prédio, que é histórico, começou a ser reformado somente em 2023. Na época, a fachada do centro cultural sofreu um desmoronamento, durante um temporal.
Apesar de ter iniciado as obras de recuperação, a empresa responsável abandonou os trabalhos meses depois.
Desde então, o local acumulava restos de madeira e de materiais de construção, assim como recipientes com água que poderiam servir de criadouros do Aedes aegypti.
Patrimônio Histórico
O espaço, que no passado funcionava como oficina de locomotivas, foi utilizado para a realização de feiras, exposições, atividades culturais e até casamentos comunitários, nos anos 1990 e 2000.
O imóvel é tombado no âmbito municipal pela Lei nº 3839, de 14 de dezembro de 1992, e no âmbito estadual pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), por meio da Resolução SC nº 43, de 16 de julho de 2012.
Agora, a Prefeitura estuda o que poderá ser feito para retomar as obras de revitalização do espaço.