- Resumo da notícia
- Um idoso de 74 anos foi vítima de um golpe após receber uma ligação de uma pessoa se passando por gerente do Banco do Brasil.
- Os criminosos realizaram um empréstimo de R$ 4.220,24 em seu nome e transferiram R$ 2.000,00 de sua conta.
- A vítima só percebeu a fraude ao comparecer à agência bancária e encontrar seu cartão bloqueado.
Um idoso de 74 anos foi vítima de estelionato na última quarta-feira (5) ao cair em um golpe por telefone. Um estelionatário, se passando por gerente do Banco do Brasil, informou à vítima que havia uma tentativa de retirada de valores de sua conta e que seria necessário criar uma nova senha e abrir uma nova conta.
Durante a ligação, o criminoso orientou o idoso a digitar um código enviado ao seu celular, o que permitiu que o golpista tivesse acesso à conta bancária.
Descoberta da fraude
Após seguir as instruções, a vítima compareceu à agência bancária e percebeu que seu cartão havia sido bloqueado. Ao buscar informações junto aos funcionários do banco, constatou que um empréstimo de R$ 4.220,24 havia sido feito em seu nome, com parcelas mensais de R$ 240,14 por 84 meses.
Além disso, foi identificada uma transferência no valor de R$ 2.000,00 para uma conta da Caixa Econômica Federal.
A vítima informou ainda que não utiliza PIX e que o valor do empréstimo não estava disponível em sua conta, indicando que os criminosos retiraram os recursos antes que ele pudesse acessá-los.
Investigação
O caso foi registrado como estelionato (artigo 171 do Código Penal) e será investigado pela Polícia Civil. A instituição bancária foi comunicada sobre a fraude e a vítima aguarda providências.
As autoridades alertam para que a população redobre a atenção diante de ligações suspeitas solicitando senhas, códigos de acesso ou abertura de novas contas, pois bancos nunca pedem esse tipo de procedimento por telefone.