Morre Amauri Roland Vieira, aos 68 anos, em Araçatuba

Empresário se tornou bastante conhecido por organizar a Exposição Agropecuária de Araçatuba por mais de 20 anos.
Compartilhe

O empresário do agronegócio e organizador de eventos araçatubense Amauri Roland Vieira faleceu na madrugada desta quinta-feira, 13, aos 68 anos de idade, vítima de um infarto, na Santa Casa de Araçatuba (SP).

Vieira se tornou bastante conhecido por organizar a Exposição Agropecuária de Araçatuba por mais de 20 anos, trazendo grandes artistas, como Xuxa, Leonardo, Bruno e Marrone, Ivete Sangalo, Luan Santana (este era o seu preferido e se apresentou no palco da Expô dez vezes), entre outros.

Amauri Roland Vieira sofreu uma infarto em sua residência, por volta das 19h dessa quarta-feira, 12. Foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levado à Santa Casa.

No hospital, passou por um cateterismo e uma angioplastia de emergência, mas não resistiu, vindo a falecer.

Amauri Roland Vieira nasceu em sete de julho de 1956, em Araçatuba. Casou-se com Ledir Vieira, aos 18 anos de idade, com quem teve três filhos: Suélen, Anny e Amauri Júnior.

Começou sua vida profissional como dono de caminhão, para fazer o transporte de produtos para as indústrias alimentícias Nestlé e antiga Paoleti (hoje Salsaretti).

Mais tarde, ingressou na Programa Leilões, organizando grandes eventos, como luxuosos leilões de cavalos, no antigo e requintado palco do hotel Maksoud Plaza.

Depois, fundou a sua própria empresa, a Ata Leilões, organizando grandes leilões de gado e de cavalos.

Expô Araçatuba

Em 1995, assumiu a organização da Exposição de Araçatuba, a Expô Araçatuba, a convite do então presidente do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Rezek Nametala Rezek, e ficou à frente do evento por mais de 20 anos, por meio de sua outra empresa, a Rural Eventos.

A amiga e jornalista Roselana Aguiar lamentou a morte do amigo de mais de 30 anos. “É um perda muito grande para o entretenimento e agronegócio de Araçatuba. Era uma pessoa de fácil relacionamento, muito honesta e transparente. Para mim, um amigo-irmão, aprendi muito com ele.

Roselana trabalhou com Amauri na maioria das edições da feira agropecuária, como assessora de imprensa e relata que o amigo Amauri gostava tanto da exposição que fazia aniversário durante o evento, no dia sete de julho.

Ela relata que Amauri veio de família muito humilde e ele, quando garoto, morava nas imediações do recinto Clibas de Almeida Prado, onde a Expô era realizada. Naquela época, ele trabalhava como guardador de carros durante o evento e, menino pobre que era, sonhava em adentrar os portões da exposição, ao sentir os cheiros e ouvir os sons vindos de lá.

“Ele passava muito vontade e se imaginava lá dentro, participando daquela festa. E Deus reservou para ele o privilégio de realizar tantas exposições, com muito zelo, muito carinho. Mesmo perdendo dinheiro, ele nunca abriu mão de fazer uma grande exposição”, afirmou Roselana.

Vieira, aliás, conseguiu colocar a Expô Araçatuba entre os eventos mais importantes do estado de São Paulo, seja trazendo grandes artistas, desde a primeira edição da feira que organizou, em 1995, com a Rainha dos Baixinhos, Xuxa, seja atraindo grandes criadores de gado para a feira.

Durante muitos anos, a pista de julgamento da Expô foi palco de animais premiados da Raça Nelore em eventos realizados pelo Brasil, o que atraia grandes criadores para Araçatuba.

Feicana

Além da Expô, o empresário também atuoum nos anos 2000, na organização da extinta Feicana (Feira de Negócios do Setor de Energia), que atraía empresários e políticos de todo o Brasil interessados, sobretudo, no segmento sucroalcooleiro.

Velório e Sepultamento

O velório de Amauri Roland Vieira será a partir das 8h desta quinta-feira. O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Recanto de Paz, no bairro Rosele.

Compartilhe