Uma mulher foi multada em R$ 6 mil pela Polícia Ambiental, por maus-tratos a dois cães, criados em um apartamento no bairro Traitu, em Araçatuba (SP). A ocorrência foi registrada nesta quinta-feira, 20, após denúncia de que os animais ficavam em um quintal pequeno, sem cobertura, alimentação e água, além de terem carrapatos pelo corpo todo.
Os maus-tratos foram verificados pela médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Andresa Xavier Frade Gomes, que recebeu o apoio de policiais ambientais.
A ocorrência foi apresentada pela profissional, acompanhada da Guarda Civil Municipal, no plantão policial, onde o delegado de plantão indiciou a tutora dos cães pelo crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes de maus-tratos contra animais domésticos.
A mulher não foi conduzida ao plantão, por que não informou o endereço de seu trabalho, onde se encontrava no momento da fiscalização. Contra ela, foi lavrado auto de infração ambiental com penalidade de multa no valor de R$ 6 mil, com base no artigo 29 da Resolução 05/21, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).