O plantio de ipês-brancos na avenida Waldemar Alves, em Araçatuba (SP), marcou o início do Programa Araçatuba Mais Verde, que tem como objetivo diminuir o déficit arbóreo do município, calculado em aproximadamente em 100 mil árvores pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Para atingir a meta de zerar o déficit, o programa será ealizado em parceria com ONGs, entidades privadas e a população em geral. Em 2025, segundo informou a secretária de Meio Ambiente, Luciane Bueno, a estimativa é de plantar 20 mil árvores nativas.
Ela enfatizou que as ações irão melhorar os indicadores de sustentabilidade socioambiental do município e gerar melhorias na qualidade de vida da população.
“No conjunto, as ações visam o fortalecimento das políticas de educação ambiental, mobilização da comunidade e melhora na qualidade de vida de todos”, explicou.
O prefeito Lucas Zanatta (PL) participou do lançamento do programa e destacou a importância da atividade. “Estamos dando um passo significativo para tornar Araçatuba mais verde e sustentável. Cada árvore plantada representa um futuro melhor para nossa cidade e para as próximas gerações”, ressaltou.
O Programa Araçatuba Mais Verde prevê o acompanhamento regular do desenvolvimento das mudas plantadas. As espécies nativas foram escolhidas após um estudo sobre quais seriam as mais adequadas à proposta do programa.
Nos próximos meses, segundo a Prefeitura, haverá mais plantio em praças, canteiros centrais, áreas verdes e de preservação permanentes (APP), escolas, entre outros.
Leia Mais:
Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem mudas de árvores para doação