Após o período de Carnaval, o GSH Banco de Sangue de Araçatuba enfrenta um grave déficit em seus estoques sanguíneos. As doações, que já estavam em baixa desde o início do ano, sofreram uma nova queda durante as festividades, reduzindo ainda mais a capacidade de atendimento. Atualmente, a unidade recebe cerca de 15 doações por dia, quando o ideal seria, no mínimo, 40 bolsas diárias.
Segundo Gilson Cirino, captador de doadores do GSH Banco de Sangue, a combinação do período de férias com o feriado prolongado contribuiu para a piora da situação. “Com o período de férias, seguido do feriado prolongado de Carnaval, a situação se agravou, e, atualmente, nossa unidade vem recebendo cerca de 15 doações por dia, quando o ideal seriam 40 bolsas diariamente, para atender com conforto às demandas dos hospitais”, afirmou.
A situação é ainda mais preocupante para os tipos sanguíneos O- e O+, que possuem alta demanda em emergências e procedimentos médicos. O tipo O- é o doador universal, utilizado em casos onde não há tempo para realizar a tipagem sanguínea, enquanto o O+ é amplamente requisitado devido à sua compatibilidade com a maioria dos pacientes. “Todos os fatores Rh (positivo ou negativo) são fundamentais para garantir uma cobertura adequada e a eficácia no tratamento de pacientes que dependem dos hemocomponentes para se restabelecerem”, destacou Cirino.
Diante desse cenário, a instituição faz um apelo à população para que compareça à unidade e contribua com doações regulares de sangue. Homens podem doar a cada 60 dias, até quatro vezes por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada 90 dias, com um limite de três doações anuais. Esses intervalos garantem que os doadores mantenham a saúde em dia, sem comprometer seus níveis de ferro e hemoglobina.
O Banco de Sangue de Araçatuba está localizado na Rua Gaspar de Lemos, 2 – Jd. Alvorada, anexo ao Hospital Unimed. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h. Doadores podem comparecer diretamente à unidade ou agendar previamente. Além disso, a instituição incentiva que as pessoas compartilhem mensagens de conscientização em suas redes sociais, ampliando o alcance da campanha e estimulando mais doações.