A mudança do sistema energético de fontes fósseis para outras renováveis e sustentáveis, a chamada transição energética, foi um dos temas discutidos durante o encontro do presidente da União Nacional da Bioenergia (Udop), Hugo Cagno Filho, com o prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL). A reunião, realizada na segunda-feira, 17, no Paço Municipal, contou com a presença do gerente de comunicação e marketing da Udop, Rogério Mian, e do diretor do Siran, Marco Viol.
Sustentabilidade
Coincidência ou não, a pauta foi abordada durante a Semana da Água, período em que se discutem formas de preservação não só dos mananciais, mas também do meio ambiente como um todo. E o município tem ferramentas e instrumentos para se posicionar sobre o tema e agir para ser mais sustentável.
Exemplo de Uberaba
Um exemplo é o que ocorreu em Uberaba (MG), onde uma lei de autoria do Executivo e aprovada pela Câmara local prevê que os veículos que compõem a sua frota devem ser abastecidos, prioritamente, com biocombustível, como é o caso do etanol, que é derivado de biomassa renovável e pode substituir os combustíveis derivados de petróleo.
Novidade por aí?
O prefeito Zanatta, como costuma fazer quando recebe visitas em seu gabinete, postou em seu Instagram o encontro com o presidente da Udop. Talvez isso indique a disposição do chefe do Executivo em adotar práticas que possibilitem a transição energética no município, contribuindo para a redução de poluentes na atmosfera e possibilitando uma cidade mais sustentável ambientalmente.
Protesto na Câmara
E por falar em meio ambiente e sustentabilidade, está prevista uma manifestação em defesa da arborização urbana de Araçatuba. O ato é organizado pelo professor Matheus Lemes, presidente do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) local. Segundo ele, é preciso mobilizar a população em defesa das árvores, diante dos “diversos casos de cortes de árvores tão questionáveis e da falta de transparência nas compensações ambientais”.
Protesto na Câmara 2
Lemes argumenta que a falta de transparência não permite ao cidadão acompanhar o desenvolvimento das mudas plantas para compensar a supressão de árvores no município. Por isso, ele pretende protocolar no Atende Fácil a solicitação, ao município, de um portal exclusivo com os locais em que foram plantadas as mudas e o respectivo acompanhamento de cada uma delas.
Protesto na Câmara 3
Sobre os cortes de árvores ocorridos recentemente, o professor cita as supressões ocorridas na avenida Dois de Dezembro; em um terreno na rua Rangel Pestana; e em frente ao antigo prédio da Ciretran, na região central da cidade. O protesto na Câmara será realizado durante a 8ª sessão ordinária do ano da Câmara Municipal de Araçtauba, a partir das 19h.
Remoção autorizada
Em release encaminhado à imprensa, a Secretaria de Meio Ambiente de Araçatuba, como que se antecipando ao protesto de segunda-feira, informou que autorizou a remoção de 19 árvores em um terreno na Rangel Pestana, com base em parecer técnico, a pedido do proprietário do imóvel. Segundo a pasta, os exemplares apresentavam sinais de deterioração e apodrecimento dos troncos, com condição fitossanitária deficiente.
Apoio a Bolsonaro
O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL), usou o seu Instagram para manifestar apoio ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), que mudou-se para os Estados Unidos, para dedicar-se a convencer o governo Donald Trump a atuar pela anistia dos envolvidos no chamado 8 de janeiro e buscar sanções ao ministro do Supremo Tribunal Eleitoral (STF) Alexandre de Moraes.
Apoio a Bolsonaro 2
Em seu Instagram, Zanatta escreveu: “Seja forte e corajoso, meu amigo. Deus é contigo. Estamos e seguiremos em constante oração. Liberdade para o Brasil”. O texto acompanha uma foto em que estão a primeira-dama Priscila Zanatta, Eduardo Bolsonaro e o prefeito de Araçatuba.