A Prefeitura de Araçatuba (SP) exonerou três servidores que ocupavam cargos de provimento em comissão, após conversas com o Ministério Público, que recebeu denúncias de possível prática de nepotismo na estrutura administrativa do município. Outras exonerações não estão descartadas.
Os servidores exonerados são Edval de Arruda, ouvidor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial; Elias Pereira dos Santos, diretor do Departamento de Viação e Transporte, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; e Fábio Sato de Oliveira, assessor de apoio, controle e elaboração dos atos oficiais do Gabinete do Prefeito.
Todos eles possuem parentes em outras secretarias municipais. Edval de Arruda é marido da diretora do Procon, Vera Guglielmi; Elias dos Santos é esposo da corregedora da Guarda Municipal, Taísa Gabriela Jácome dos Santos; e Fábio Sato é irmão da secretária municipal da Fazenda, Cláudia Sato.
As exonerações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Município dessa terça-feira, 25 de março:

Sobre as exonerações, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou:
“A medida é ato administrativo discricionário do prefeito, sendo tomada após conversas com o Ministério Público sobre a Notícia de Fato número 2443.00000052025, alertando sobre possíveis medidas judiciais que possam prejudicar os envolvidos e a Administração Municipal. Apesar disso, a Prefeitura de Araçatuba salienta que, respeitosamente, discorda do posicionamento do MP com relação a possíveis irregularidades envolvendo nepotismo e que analisará futuras medidas administrativas.”
Os substitutos dos três exonerados ainda não foram definidos pelo prefeito.
Empresário acionou o MP em janeiro
O Ministério Público de Araçatuba recebeu a denúncia sobre possível prática de nepotismo na Prefeitura em janeiro deste ano, por meio de representação apresentada pelo empresário Marcelo Martin Andorfato.
No documento, Andorfato questionou nomeações de familiares de Lucas Zanatta e da vice-prefeita, Maria Ionice Zucon (PL). É o caso do secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira, que é tio do prefeito, e da secretária de Educação, Heloísa Vieira, que é irmã de Maria Ionice.
O empresário também questionou a nomeação de Fábio Sato, que foi exonerado nessa terça-feira, 25.
Leia a nota da Prefeitura sobre as exonerações na íntegra:
“A Prefeitura de Araçatuba informa que, lamentavelmente, exonerou três servidores em cargos de provimento de comissão, conforme publicado na edição extra do Diário Oficial do Município de terça-feira (25).
A medida é ato administrativo discricionário do prefeito, sendo tomada após conversas com o Ministério Público sobre a Notícia de Fato número 2443.00000052025, alertando sobre possíveis medidas judiciais que possam prejudicar os envolvidos e a Administração Municipal.
Apesar disso, a Prefeitura de Araçatuba salienta que, respeitosamente, discorda do posicionamento do MP com relação a possíveis irregularidades envolvendo nepotismo e que analisará futuras medidas administrativas.”