Prova Paulista é aplicada a partir de segunda-feira (31) em todo o estado

Desempenho de estudantes dos anos finais do Fundamental e Médio garante classificação para 2ª fase da Omasp.
Foto: Divulgação/Governo de SP
Compartilhe

A primeira edição da Prova Paulista de 2025 tem novidades, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental também avaliados. Eles se juntam aos alunos do 5ª ano até a 3ª série do Ensino Médio. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica entre segunda-feira (31) até 9 de abril as provas que vão aferir o aprendizado referente ao primeiro bimestre letivo. Mais de 2,7 milhões alunos da rede estadual participam do exame. 

Outra novidade é a inclusão dos componentes de educação financeira e tecnologia e inovação do currículo de classes do 6º ao 8º anos.  

A Seduc-SP definiu dois dias de prova para cada ano/série (veja tabela abaixo), sempre no mesmo turno de aula em que o aluno está matriculado. Todas as questões são de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta, mas a quantidade e as disciplinas variam de acordo com a etapa:

  • 4º e 5º anos do Fundamental
    30 questões por dia
    Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história
  • 6º, 7º, 8º e 9º anos do Fundamental
    40 questões por dia
    Língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências, geografia e história – educação financeira e tecnologia e inovação aplicáveis de 6º a 8º anos
  • 1ª, 2ª e 3ª séries do Médio
    45 questões por dia
    Língua portuguesa, língua Inglesa, matemática, química, física, geografia, história e educação financeira – conteúdo dos itinerários de exatas, humanas e profissionalizantes aplicáveis da 2ª e 3ª séries


“A Prova Paulista é fundamental para o planejamento e ajustes de rota ao longo do ano letivo. Como as provas são digitais, o resultado é calculado de forma rápida. Isso facilita o trabalho dos professores e dos gestores das escolas que conseguem identificar as dificuldades e avanços dos estudantes a cada bimestre. Por isso é muito importante a presença de todos os alunos nos dias de prova”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.

Classificação para a próxima fase da Olimpíada de Matemática

A Prova Paulista do 1º bimestre mais uma vez será seletiva para a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) e o desempenho dos estudantes nas questões de matemática da Prova Paulista será o balizador para a participação na segunda fase da competição. 

Entre os 2,4 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (6º ano à 3ª série) que devem realizar a Prova Paulista, serão selecionados e automaticamente classificados para a segunda fase da Omasp os 30% estudantes de cada ano ou série, de cada escola, que tiverem as melhores pontuações.

Calendário

Confira as datas de aplicação da Prova Paulista de cada etapa:

DataDia Anos/séries
31 de marçoDia 15º ano, 9º ano, 3ª série
01 de abrilDia 25º ano, 9º ano, 3ª série
02 de abrilDia 16º ano, 8º ano, 2ª série
03 de abrilDia 26º ano, 8º ano, 2ª série
04 de abrilDia 14º ano, 7º ano, 1ª série
07 de abrilDia 24º ano, 7º ano, 1ª série
08 de abrilDia 1Repescagem
09 de abrilDia 2Repescagem

Compartilhe