O aposentado Jorge Washington Xavier, o Trombinha, 75 anos, foi encontrado morto dentro de sua residência, no bairro Umuarama, em Araçatuba (SP), na manhã dessa quarta-feira, 2 de abril. O caso foi registrado como morte suspeita e está sob investigação da Polícia Civil.
Trombinha trabalhou na Prefeitura de Araçatuba como cargo comissionado, na primeira gestão da prefeita Germínia Venturolli (in memoriam), entre 1989 e 1992. Era irmão do advogado, escritor e professor universitário Jorge Napoleão Xavier, falecido em 2016.
Figura muito conhecida na cidade, costumava frequentar a Câmara Municipal, onde esteve pela última vez na segunda-feira, 31 de março, dois dias antes de ser encontrado sem vida.
Trombinha era visto como uma pessoa carismática e bem-humorada, sempre com uma piada pronta para contar. “Era também uma pessoa muito prestativa”, destaca o amigo e ex-vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa.
Corpo foi localizado por vizinhos
De acordo com o boletim de ocorrência, o corpo foi localizado após vizinhos sentirem um forte odor vindo da casa, situada nos fundos de um imóvel na Rua Manoel Balthazar Sobrinho, no Umuarama.
Um dos moradores, que vive no mesmo terreno, percebeu o cheiro ao sair com seu carro e avisou outros vizinhos, que conseguiram abrir a porta da residência e encontraram o corpo do idoso sobre a cama, já em estado avançado de decomposição.
A Polícia Civil foi acionada por um dos proprietários do imóvel, que recebeu a informação dos moradores. A equipe plantonista compareceu ao local, acompanhada da perícia técnica, que constatou a ausência de sinais de violência.
O corpo estava em decúbito dorsal, e todos os pertences da vítima, como documentos, carteira, celular e objetos pessoais, permaneciam no local.
Segundo relatos, Trombinha morava sozinho. Não havia informações sobre doenças ou histórico médico recente, o que levou as autoridades a requisitarem exames necroscópico, toxicológico e de alcoolemia.
O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML), inicialmente, por tratar-se de uma morte suspeita.
Devido ao avançado estado de decomposição do corpo, não haverá velório. O sepultamento está previsto para as 16h desta quinta-feira, 3, no Cemitério da Saudade, em Araçatuba.