Considerada o 12º jogador da Associação Esportiva Araçatuba (AEA), a Torcida Piratas Canarinhos foi homenageada durante a 11ª sessão ordinária da Câmara de Araçatuba (SP), realizada nesta segunda-feira, 14, com um voto de aplauso, de autoria do vereador Luís Boatto (Solidariedade). Dezenas de torcedores acompanharam a homenagem, que foi aprovada por unanimidade pelo Plenário.
Com mais de 300 integrantes, a torcida completa 35 anos em 2025 (foi fundada em 2 de março de 1990) e cumpre seu papel de impulsionar o time araçatubense nas partidas. Realiza, também, ações sociais que beneficiam várias pessoas e entidades assistenciais locais, com a arrecadação de mantimentos, leite, roupas e brinquedos e de doação de sangue.
“Além de apoiar o clube municipal nos jogos sediados em Araçatuba, contando com a presença do seu querido e popular mascote, simbolizado pelo canário, a Torcida Piratas Canarinhos também está presente em todos os jogos “fora de casa”, sediados na região”, afirmou o autor da honraria.
Boatto aproveitou a ocasião para pedir apoio aos empresários, pois todo o trabalho da Piratas Canarinhos é custeado pelos próprios torcedores, que adquirem instrumentos, camisetas, bandeiras, água, dentre outros, para marcar presença nos jogos da AEA, que reúnem centenas de munícipes, “promovendo a manutenção da cultura e a valorização do esporte”.