Após um período de interrupções e inúmeros transtornos causados à população, as obras de infraestrutura do bairro Engenheiro Taveira, em Araçatuba (SP), ganharam ritmo.
Em visita ao local, nesta quarta-feira, 16, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Sandro Cubas, destacou que a mudança se deu após uma conversa mais incisiva com a empreiteira para maior comprometimento com a execução dos trabalhos.
Cubas esteve com representantes da Construtora Vilarinho, responsável pelos serviços, cobrando avanços visíveis nos trabalhos.
“A obra estava parada, e só depois dessa conversa mais firme com os responsáveis é que houve uma aceleração do andamento da obra”, afirmou o secretário.
O diálogo, segundo ele, também serviu para alinhar novas diretrizes de ação, com foco na eficiência e na redução dos impactos aos moradores.
Modelo de execução
Um dos principais pontos criticados pelo secretário é o modelo de execução aprovado pela gestão municipal anterior, que previa a abertura de grandes valas para mostrar andamento das obras.
“Não é abrir por abrir. Isso só piorava a situação para os moradores. A gente quer que abra e feche, com agilidade”, completou Cubas.
A atuação da atual administração buscou reverter os prejuízos que a lentidão da obra vinha provocando na rotina das famílias da região: crateras nas ruas, alagamentos, acidentes, dificuldades na coleta de lixo e até rachaduras em imóveis.
Parte destas situações foi amenizada com ações emergenciais da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, como o nivelamento de vias.
A nova previsão de conclusão das obras é 23 de junho e, só depois, será iniciada a pavimentação das ruas. “Houve diálogo, houve alinhamento, e agora a obra está acelerada”, finalizou Cubas.