Os partidos Rede Sustentabilidade, PSOL, PV, PT e PC do B defendem a tarifa zero para os usuários do transporte público de Araçatuba (SP) e a adoção de uma nova política de mobilidade urbana no município, ao mesmo tempo em que se posicionaram contrários à subvenção econômica à empresa Transportes Urbanos Araçatuba (TUA) .
Os dirigentes partidários das cinco siglas emitiram uma nota, na noite desta terça-feira, 22, horas antes de a Câmara Municipal votar auxílio de R$ 450 mil mensais à concessionária de transporte público urbano do município.
O documento é assinado por Willian Sancler (Rede), Matheus Lemes (PSOL), Cido Sério (PV), Fernando Zar (PT) e Marcos Francisco Alves (PC do B).
Dentre as propostas está a realização de cinco audiências públicas para discutir, de forma democrática, os principais eixos para construir um novo modelo de mobilidade urbana no município.
Para os dirigentes de esquerda de Araçatuba, a Tarifa Zero representa um avanço na melhoria da renda dos trabalhadores que dependem do transporte público diariamente e gera impactos positivos, como a redução do número de veículos em circulação e dos acidentes de trânsito.
Eles também defendem a substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis (como o diesel) por alternativas mais limpas, como a energia elétrica. “Essa mudança, além de contribuir para o enfrentamento da crise climática, reduz significativamente a poluição sonora que afeta a saúde dos usuários”, diz um trecho da nota.
Outro ponto abordado pelos líderes partidários está o subsídio, que para eles, por si só, não representa uma solução estrutural. “Quando aplicado sem critérios claros e sem contrapartidas efetivas, ele não resolve os problemas do sistema de transporte e não impacta positivamente a vida dos trabalhadores”, escreveram.
Leia a nota na íntegra:
“NOTA PÚBLICA – REDE, PSOL, PV, PT e PC do B CONTRA o subsídio, em defesa da Tarifa Zero e de um novo modelo de transporte público em Araçatuba.
Os dirigentes da REDE, PSOL, PV, PT e do PCdoB, preocupados com os rumos do debate sobre o transporte público em Araçatuba, vêm a público propor o seguinte encaminhamento: a realização de cinco audiências públicas que discutam, de forma ampla e democrática, os principais eixos para a construção de um novo modelo de mobilidade urbana no município.
1. Implantação da Tarifa Zero: não é razoável comprometer mais de R$ 4 milhões do orçamento do município sem um estudo específico que assegure benefícios concretos à população. A Tarifa Zero representa um avanço na melhoria da renda dos trabalhadores que dependem do transporte público diariamente.
2. Mobilidade Urbana: a Tarifa Zero tem gerado impactos positivos nos municípios onde foi implementada, contribuindo para a redução do número de veículos em circulação e dos acidentes de trânsito, além de promover mais qualidade de vida nas cidades.
3. Transição Energética: defendemos a substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis (como o diesel) por alternativas mais limpas, como a energia elétrica. Essa mudança, além de contribuir para o enfrentamento da crise climática, reduz significativamente a poluição sonora que afeta a saúde dos usuários.
4. Financiamento: o subsídio, por si só, não representa uma solução estrutural. Quando aplicado sem critérios claros e sem contrapartidas efetivas, ele não resolve os problemas do sistema de transporte e não impacta positivamente a vida dos trabalhadores. É fundamental que o poder público assuma seu papel como agente estratégico na formulação e execução de políticas públicas transformadoras, destinando os recursos municipais a iniciativas que promovam mudanças concretas.
Nesse contexto, a Tarifa Zero, integrada a uma política de mobilidade urbana sustentável e à transição energética, representa um caminho sólido e necessário para a construção de um novo modelo de transporte público. Dessa forma, propomos que a situação seja discutida com a sociedade civil, os movimentos sociais, os órgãos públicos e todos os interessados em participarem desse debate. É hora de construir coletivamente um transporte público que seja eficiente, acessível, sustentável e comprometido com a justiça social.
Araçatuba, 22 de abril de 2025.
REDE, PSOL, PV, PT e PC do B
WILLIAN SANCLER – REDE
MATHEUS LEMES – PSOL
CIDO SÉRIO – PV
FERNANDO ZAR – PT
MARCOS F. ALVES – PC DO B“