Professora evita golpe do PIX errado e registra ocorrência em Araçatuba

Professora de 48 anos, moradora de Araçatuba, recebeu depósito suspeito de R$ 19.600,00.
Viaturas da polícia civil de SP Viaturas da polícia civil de SP
Compartilhe

Uma professora de 48 anos procurou o 2º Distrito Policial de Araçatuba (SP) na tarde de sexta-feira (25) para registrar um boletim de ocorrência após ser alvo de uma tentativa de golpe conhecida como “golpe do PIX errado”.

Segundo o relato, a vítima percebeu, no dia 24 de abril, um crédito de R$ 19.600,00 em sua conta bancária, feito por um indivíduo. Logo após o depósito, ela passou a receber diversas ligações e mensagens intimidatórias, nas quais exigiam insistentemente que devolvesse o valor.

A vítima foi orientada por um policial a não realizar a devolução, pois poderia ser vítima de um esquema fraudulento. No golpe do PIX errado, o golpista realiza uma transferência para a conta da vítima e, depois, solicita a devolução, enquanto paralelamente aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central para reaver o valor inicialmente transferido, resultando em prejuízo dobrado para a vítima.

Apesar da pressão dos golpistas, a professora agiu com cautela e não transferiu o valor. O caso foi registrado como estelionato, conforme o artigo 171, § 2º-A do Código Penal, e será investigado pela Polícia Civil de Araçatuba.

As autoridades reforçam o alerta para que, em situações semelhantes, as vítimas procurem imediatamente orientação policial e não realizem qualquer devolução sem a devida apuração dos fatos.

Compartilhe