Banco descumpre lei e clientes ficam mais de 4 horas na fila, em Araçatuba

Desrespeito não é apenas com os clientes, mas também com a lei municipal que estabelece que o atendimento dever ser feito em 15 minutos.
Abarrotado: Clientes enfrentam longas fila e espera fila quilométrica e longa espera.
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Todo começo de mês a história se repete. Uma fila quilométrica se forma em frente a alguns bancos de Araçatuba (SP), e a longa espera para ser atendido, que chega a 4 horas, toma boa parte do dia dos clientes. O descaso, no entanto, não é apenas com as pessoas. É também com a Lei Municipal n.º 6.633, de 26 de agosto de 2005, que dá prazo de 15 minutos para o atendimento nas agências bancárias em dias considerados “normais”.

O cenário descrito acima é o que se via no Banco Mercantil de Araçatuba, localizado na rua Oswaldo Cruz, Centro, na manhã desta quinta-feira, 8 de maio. Lá, dezenas de pessoas, a maioria de idosos que foram receber seus benefícios, aguardavam, em pé (alguns sob o sol escaldante das 10h), para o atendimento nos caixas.

De acordo com a Lei Municipal n.º 6.633, o atendimento nos bancos deverá ser efetivado em, no máximo, 15 minutos, em dias normais; e no máximo em 30 minutos nos dias anterior e posterior a feriados. O descumprimento pode levar à multa de R$ 10 mil, valor que dobra em caso de reincidência.

O vereador Damião Brito (Rede Sustentabilidade) esteve no Banco Mercantil de Araçatuba e registrou a indignação das pessoas em um vídeo gravado nesta manhã.

“É humilhante”

Uma idosa que aguardava na fila, do lado de fora, debaixo do sol, disparou: “Isso aqui é uma humilhação para o trabalhador que deu a vida por esse país para ser maltratado aqui nesse banco”.

No interior do banco, na parte em que disponibiliza cadeiras, não havia mais assentos disponíveis e o jeito foi ter de aguentar a longa espera na fila, em pé.

Foi o caso de outra aposentada, que chegou ao banco às 6h, na tentativa de ser uma das primeiras atendidas assim que o banco abrisse. Mas a estratégia não deu muito certo, porque outros clientes tiveram a mesma ideia.

“Olha o sofrimento do pobre. É humilhante”, disse outro idoso, que também aguardava em pé até que chegasse a sua vez.

Afronta

Para o vereador Damião Brito, isso é uma afronta aos clientes, principalmente aos idosos e pensionistas que são obrigados a permanecer em pé por longo tempo.

“Isso tem que acabar”, disse ele, que é o autor de uma emenda à Lei Orgânica do Município que prevê aumentar o valor da multa para os bancos que descumprirem a lei dos 15 minutos.

A emenda eleva o valor da multa dos atuais R$ 10 mil para os R$ 60 mil, valor que pode dobrar em caso de reincidência. A matéria será votada na sessão da próxima segunda-feira, 12.

Procon

De acordo com a lei vigente, as denúncias dos munícipes devem ser encaminhadas ao Procon, que deverá apurar o fato e encaminhá-lo à fiscalização de comércio da Secretaria Municipal da Fazenda, a quem caberá autuar e aplicar as multas previstas.

Outro lado

A reportagem enviou questionamentos à assessoria de imprensa do banco, que enviou a seguinte nota sobre o ocorrido:

“O Banco Mercantil informa que investe constantemente na qualidade do atendimento, mas esclarece que, eventualmente, podem ocorrer picos de movimento – principalmente em dias de pagamento de benefícios.  
Para atender cada vez melhor aos clientes, o banco vem adotando várias ações, como a ampliação dos serviços digitais, que permitem o acesso a diversos serviços sem sair de casa. 
A instituição financeira orienta, ainda, que os beneficiários consultem o dia específico do pagamento por meio do site www.bancomercantil.com.br, no recibo de saque ou no calendário afixado nas agências.”

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