Adolescentes da Fundação Casa de Araçatuba aprendem sobre cultivo de hortas urbanas

Eles também visitaram a Horta Municipal de Araçatuba, para verem na prática os conteúdos trabalhados de forma teórica.
Compartilhe

Os jovens que cumprem medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Araçatuba concluíram recentemente o curso “Hortas em pequenos espaços”, realizado de forma on-line por meio da plataforma online “e-Campo” da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O curso, que é gratuito, teve duração de 24 horas/aula e mostrou aos jovens quais são os primeiros passos no cultivo pequenas hortas urbanas. Ele foi divido em três módulos e, para emitir o certificado, o participante deve obter um total de 70 pontos nas atividades obrigatórias.

Para tornar a atividade ainda mais lúdica, os adolescentes realizaram uma visita, em paralelo ao curso, à Horta Municipal de Araçatuba, com o objetivo de verem na prática os conteúdos trabalhados de forma teórica no computador.

Como explica o coordenador pedagógico da CASA Araçatuba, Elso Amâncio, a visita também ajudou na conscientização dos adolescentes.

“Eles puderam aprender a importância da agricultura urbana, da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, além conferirem técnicas de cultivo, compostagem e a importância da biodiversidade, que podem ser aplicadas nas atividades práticas realizadas no CASA, e posteriormente em suas comunidades”, destacou colaborador.

Os adolescentes certificados atuarão agora no projeto da horta do centro socioeducativo, podendo aplicar na prática o que aprenderam durante as aulas e as visitas.

Compartilhe