Um casal foi preso em flagrante por crime de maus-tratos a animal em Buritama (SP), na manhã desta quarta-feira, 14. A ocorrência teve início após denúncia anônima que levou a Polícia Militar até uma residência onde, segundo relato, um indivíduo teria realizado a castração de um cachorro de forma clandestina, usando uma faca.
Ao chegar ao local, os policiais Cabo Tardochi e Soldado Gilson encontraram um cão de pelagem preta e branca com sangramentos nas patas traseiras. Inicialmente, o homem presente no local negou ser o responsável pelo animal, mas depois admitiu ter feito a castração.
A equipe do Departamento de Vigilância em Saúde foi acionada para prestar socorro. Participaram do resgate os agentes Sulair e Marcos Roberto, com coordenação da diretora do setor, Larissa Cardoso.
O cão foi encaminhado para atendimento veterinário com a médica veterinária Lígia Falleiros. De acordo com as informações, o animal passou por cirurgia e permanece sob observação.
Durante a tentativa de detenção, o homem, de 46 anos, resistiu à abordagem e se feriu ao bater a cabeça. Ele foi levado sob escolta à Santa Casa de Buritama.
Faca
Na casa, a esposa do suspeito, de 56 anos, também confirmou participação, informando que segurou o animal durante o procedimento. Ela entregou aos policiais a faca utilizada, já lavada.
A equipe de vigilância esteve no local e, durante a perícia, localizou os testículos do animal descartados em um saco de lixo. O casal recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia. A mulher foi conduzida em viatura com presença de policial feminina.
Prisão em flagrante
O delegado de plantão confirmou a prisão em flagrante e ambos permaneceram à disposição da Justiça para audiência de custódia. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
O crime de maus-tratos a animais é previsto na Lei Federal nº 9.605/98, com pena de reclusão e multa.