Araçatuba realiza ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantojuvenil

Campanha contará com peça de teatro, palestra e panfletagem.
Abuso infantil Abuso infantil
© Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Cidadã de Araçatuba (SP) promoverá, nesta semana, ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.

A campanha “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes” contará com peça teatral, palestra e panfletagem com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade para o combate da violência infantojuvenil, auxiliando na identificação e denúncia desse tipo de violação no município.

Denúncia

A secretária de Assistência Social e Participação Cidadã, Marianne Fornageiro, ressalta que a proposta da campanha é reforçar a importância da denúncia e do papel de cada cidadão na proteção das crianças e adolescentes, além de trazer informações sobre os mecanismos de denúncia, como o disque 100.

“A denúncia ou notificação deste tipo de violação é crucial para proteger as vítimas e desenvolvermos políticas públicas mais eficazes. Além disso, a notificação contribui para a responsabilização do agressor e a redução da impunidade, o que ajuda a prevenir novas ocorrências”, afirmou.

Programação

Nesta sexta-feira (16), às 8h, alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cristiano Olsen irão assistir ao teatro infantil “O segredo de Léo”, da produtora Bom Humor de Araçatuba. A peça narra uma história tocante, que equilibra humor e emoção para abordar o tema do abuso infantil.

No mesmo dia, às 9h, a educadora em sexualidade e escritora Mônica Cristina Shoene Kaimen vai ministrar palestra sobre as vulnerabilidades de crianças e adolescentes e dinâmicas do abuso sexual. A ação será realizada no auditório da Secretaria de Educação, na Rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 55.

Já no sábado (17), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) conduzirá uma panfletagem educativa no calçadão da Rua Marechal Deodoro, na região central da cidade, das 10h às 12h, para sensibilização da população em geral sobre a campanha.

Violação

Conforme a coordenadora do Creas, Mariane Camila Silva dos Santos, em 2024 foram registrados 38 atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, ocorrido em âmbito familiar. O número representa 16% dentre os tipos de violências vivenciadas pelo público no ano passado.

Mariane orienta a população a denunciar casos de violência contra criança ou adolescente pelo Disk 100. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, nos sete dias da semana. Também é possível procurar ajuda junto ao Conselho Tutelar pelos telefones (18) 3608-8499 ou (18) 2885-0124.

Lei Federal

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000 e relembra um crime brutal que ficou conhecido como o caso da menina Araceli. Em 1973, aos oito anos de idade, ela foi sequestrada, abusada e assassinada na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Compartilhe