Uma panfletagem educativa realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Cidadã marcou o encerramento da campanha contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil, na manhã deste sábado (17), em Araçatuba (SP). O ato aconteceu no calçadão da Rua Marechal Deodoro.
A iniciativa foi conduzida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com o objetivo de sensibilizar a população. A atividade é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado neste domingo, 18.
Foram distribuídos panfletos informativos divulgando os canais de denúncias desse tipo de violação, como o Disk 100 e o telefone (18) 3608-8499 do Conselho Tutelar. Além disso, a equipe do Creas destacou nas abordagens a importância do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Programação
Como parte da programação, na sexta-feira (16), 108 alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cristiano Olsen assistiram a peça teatral “O segredo de Léo”, da Companhia Bom Humor, para conscientizar as crianças quanto ao tema.
Em seguida, educadora em sexualidade e escritora, Mônica Cristina Shoene Kaimen, ministrou palestra sobre abuso e exploração sexual, voltada a profissionais da rede de proteção do município. As duas atividades aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
A coordenadora do Creas, Mariane Camila Silva dos Santos, enfatizou a importância das ações. “As ações tiveram caráter preventivo e para divulgação dos canais de denúncias. Elas são importantes para mobilizar a população para o enfrentamento à violência sexual contra nossas crianças e adolescentes”, frisou.
Rede Municipal
Mariane lembrou que embora a campanha tenha terminado, as ações continuam no município. Em parceria com a Secretaria de Educação, a mesma peça teatral será apresentada para todos os alunos do ensino fundamental da rede de municipal de ensino a partir de junho.
A iniciativa é financiada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Araçatuba, por meio da destinação do imposto de renda. Os alunos também irão receber o gibi educativo “O segredo de Léo”, da produtora Bom Humor. Serão distribuídos cinco mil exemplares.
Violação
Segundo dados do Creas, Araçatuba registrou 245 casos de violações contra crianças e adolescentes em 2024, sendo 38 relacionados a abuso sexual, ocorrido em âmbito familiar. A quantidade representa 16% do total de violências vivenciadas pelo público no ano passado.
O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000 e relembra um crime brutal que ficou conhecido como o caso da menina Araceli. Em 1973, aos oito anos de idade, ela foi sequestrada, abusada e assassinada na cidade de Vitória, no Espírito Santo.