Uma bebê recém-nascida de seis dias de vida sofreu uma fratura na cabeça e apresentou um coágulo no cérebro, após cair da incubadora onde estava, na Santa Casa de Araçatuba (SP). O pai da criança, um homem de 27 anos, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, nessa terça-feira, 20 de maio.
De acordo com o relato do pai, a criança nasceu prematura de 8 meses no dia 15 de maio e, desde então, estava internada em uma incubadora na pediatria neonatal do hospital.
Após a queda e as lesões sofridas, a bebê precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa, onde permanece em observação.
O pai soube da queda da filha na terça-feira, 20 de maio, quando foi chamado por dois médicos do hospital. Eles informaram que a criança caiu da incubadora e sofreu lesões diversas, sendo que elas poderiam causar sequelas futuras, mas que seria necessária a realização de outro exame e de acompanhamento médico.
À Polícia Civil, o pai contou que já havia notado que a incubadora apresentava dano na porta, porém, os enfermeiros e os médicos não disseram o que realmente causou a queda da recém-nascida.
Sindicância
A assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba disse que a direção do hospital vai abrir sindicância para apurar os fatos e tomar as providências necessárias, após a conclusão.
“O hospital, através da coordenação do Serviço de Neonatologia e Pediatria está oferecendo todo suporte necessário ao acompanhamento da criança, incluindo exames de monitoramento. A bebê registra quadro clinico estável e em evolução positiva.”
Nesta manhã, o médico coordenador do Serviço de Neonatologia e Pediatria, coordenadoras do Serviço de Enfermagem e o advogado da Procuradoria Jurídica, estiveram reunidos com o pai da bebê e deram explicações técnicas sobre o quadro clinico e apresentaram exames realizados nas ultimas horas.
“O pai foi informado pelo médico de que não há riscos de sequelas”, informou o hospital.